À conversa com… João Mota, Gestor Skills In Healthcare

O que é a Skills in Healthcare e qual o seu objetivo?

A Skills in Healthcare é a unidade Alliance Healthcare especializada no desenvolvimento e implementação de soluções de Marketing e Vendas alinhadas com a Indústria Farmacêutica. Na sua génese está o facto de a Alliance Healthcare deter uma relação histórica com as farmácias de elevada proximidade e de contacto recorrente, capacidade essa exponenciada pela posição de líder de mercado e pelo facto de ser o único a operar na totalidade do território nacional.

Assim, acreditamos que conseguíamos trazer relevância ao negócio dos nossos parceiros, e proporcionar incremento do valor na cadeia, ao conseguirmos agir para com a Indústria Farmacêutica como facilitador na relação desta com as Farmácias e, por sua vez, garantir às Farmácias acesso a informação útil e premente e ações promocionais que lhes garanta valor acrescido ao seu negócio.

Como estão organizadas as Soluções da SIH?

Essa organização é pertinente, sobretudo devido à diversidade de soluções que apresentamos. Temos esta organização assente em cinco pilares.

Promoção, que encerra em si o maior número de serviços. São sobretudo serviços que visam garantir a promoção de ações comerciais ou informativas e cuja proposta de valor assenta sobretudo na capacidade da organização onde habitam, conseguir impactar 80% do mercado em 2 a 3 dias.

Merchandising, onde é espelhado a atividade “core” da empresa, distribuição, aplicado a materiais que procuram garantir visibilidade no ponto de venda.

Consulting Services, um dos pilares de maior investimento da nossa parte e que tem gerado maior expectativa, fruto sobretudo do Market Window que veio demonstrar a nossa capacidade e know how em relação ao mercado e de dotar os nossos parceiros de uma capacidade inexistente até então de perceber o mercado.

Formação, onde se inserem a realização de sessões presenciais e e-learning, onde tudo desde a vertente logística até por exemplo a creditação junto da Ordem dos Farmacêuticos é salvaguardado.

Por último, Contract Sales Force, naturalmente associado à possibilidade da implementação de uma equipa de vendas em todo o território nacional.

Qualquer Laboratório pode aceder à oferta da SIH?

Sim, qualquer laboratório. Na verdade, conseguimos atuar num espectro bastante alargado e temos desenvolvido ações tanto com laboratórios de menor dimensão ou que estão ainda numa fase de implementação no mercado nacional, exatamente pela capacidade que aportamos de num espaço de tempo mínimo abrangermos quase a totalidade do mercado nacional, mas também com laboratórios já de maior dimensão e perfeitamente estabelecidos no mercado, que beneficiam da nossa capacidade de gerar awareness e notoriedade em complemento às suas ações ou mesmo de estenderem o seu painel de contactos.

Quais as vantagens em recorrer à SIH?

Diria que são imensas naturalmente, até porque acreditamos muito no trabalho que desenvolvemos. Mas para sintetizar diria que tudo assenta em torno da Sinergia criada. A nossa capacidade, portanto, de criar sinergias entre os diferentes atores do canal, laboratório, Alliance Healthcare e Farmácia. A nossa capacidade de, através daquilo que é a nossa atividade, potenciar a atividade do laboratório de uma forma cost effective e que lhe garanta resultados, sobretudo na fase que atravessamos, em que imensas dificuldades foram colocadas e desafios na forma como comunicamos e impactamos os nossos clientes.

Refere a questão dos novos desafios que a pandemia colocou. De que forma esta impactou o vosso negócio e resultados?

Bem, de facto tal como em todos as áreas de atividade, também a nós nos colocou desafios que tivemos de superar. Contudo, se por um lado sentimos da parte dos nossos parceiros da Indústria Farmacêutica o efeito da contração verificada no mercado, sentimos por outro lado que conseguimos durante este período trazer ainda maior relevância aos nossos serviços, exatamente por aquilo que é a nossa proposta de valor, a nossa capacidade de chegar às farmácias e o permanente contacto que temos com estas permaneceu inalterado, e foi exatamente neste ponto, na dificuldade de chegar à Farmácia, que a Indústria Farmacêutica sentiu de forma mais expressiva, o impacto da Pandemia.

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.