Vencedores Premios Hintt

Foram atribuídos, a 3 de Outubro último, os quatro prémios vencedores dos novos galardões de saúde HINTT – Maturidade Digital, distinções de inovação na área da saúde que têm como objetivo apoiar soluções para uma maior eficiência do sector, com foco no cidadão e na melhoria das boas práticas de saúde.

Os prémios, para os quais havia já 10 projectos finalistas, foram conhecidos na 2ª edição do HINTT (Health Intelligent Talks&Trends), na Fundação Champalimaud, em Lisboa, subordinada ao tema Digital Health – Are we Ready?. Havia 4 temas a concurso – Patient Safety, Value Proposition, Clinical Outcomes e Startup Innovation – para as escolhas do júri presidido por José Martins Nunes, Alto-Comissário para a Saúde Global e chefe do Serviço de Anestesiologia do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Na categoria Value Proposition o vencedor foi a solução desenvolvida pela Santa Casa da Misericórdia do Porto “Saúde Agora”. Esta é uma plataforma de IoT (Internet das Coisas) que “visa identificar e prestar apoio, por via da teleassistência, a idosos em situação de isolamento, com parcos recursos financeiros e sem retaguarda familiar. Através de um dispositivo eletrónico, os idosos podem solicitar auxílio imediato, potenciando um envelhecimento mais autónomo e seguro”, declarou António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

“ARI – Avaliação do Risco de Infeção”, do Centro Hospitalar Lisboa Central, venceu na categoria Patient Safety. “A plataforma ARI permite a visualização e o registo do nível de risco de infeção do paciente, relacionando a sua situação clínica e de internamento. O sistema permite ainda visualizar as intervenções cirúrgicas a que o doente foi submetido durante o episódio de internamento e a partilha de informação entre os diversos serviços/prestadores”, afirmou Jorge Seco, Lead Developer do CHLC.

Na categoria Startup Innovation, a Knok Healthcare foi a vencedora com a App Your Heathcare. Everywhere / A sua saúde. Onde Estiver. José Bastos, CEO da empresa portuguesa afirmou que esta App “permite verificar em tempo real que médicos, e de que diferentes especialidades, estão disponíveis numa determinada zona. Não só disponibilizamos uma solução remota, através do vídeo, como presencial, com consultas ao domicílio”, disse.

O IPO do Porto foi o vencedor da categoria Clinical Outcomes com o “Vision”, uma plataforma informática que, através de um trabalho de registo e tratamento de informação, permite uma visão integrada do doente (360º), o que possibilita dar uma resposta mais rápida e eficaz. “O sistema já se encontra operacional e faz a monitorização de todos os doentes de cancro do IPO do Porto, com cerca de 10 mil novos casos por ano”, explicou Francisco Rocha Gonçalves, Vogal Executivo do IPO Porto.

A administração da Glintt, pela voz da administradora executiva Filipa Fixe, congratulou-se com o evento, afirmando que a tecnologia aplicada ao sector da saúde é o mote para haver mais equidade a custos controlados e melhores resultados, e que “as candidaturas trouxeram isso mesmo: uma amostra de como Portugal é uma montra tecnológica para a adoção das tecnologias dentro das unidades de saúde e de como isso tem de ser partilhado”.

Filipa Fixe manifestou o desejo e a confiança de ver os projetos vencedores a serem postos ao serviço de outras instituições, inclusive fora de Portugal, até porque um dos critérios de avaliação das candidaturas era precisamente o “potencial de replicação para outras instituições e geografias, tendo em vista a promoção de partilha de experiências”.

Comments are closed.

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.