Vendas na Farmácia: O que é preciso para conquistar utentes?

Estar à frente das vendas de uma farmácia não é fácil. Aqui, não é suficiente conhecer apenas o produto a fundo; é preciso conhecer também o utente, conseguir antecipar-se às suas necessidades e ter alguma destreza emocional. Neste artigo partilhamos algumas dicas para conquistar utentes e manter uma relação de longo prazo com eles.

Comunique bem e crie ligações genuínas com os seus utentes

Criar ligações verdadeiras com os seus utentes é o que vai ditar se este voltará, ou não, à sua farmácia.

Para evitar que alguém visite e faça compras na sua farmácia uma só vez, tente desenvolver uma relação com os seus utentes, aconselhando-os e acalmando as suas preocupações. É aqui que o farmacêutico pode fazer toda a diferença.

Descubra o que é que os seus utentes (realmente) querem

Na sua maioria, os utentes não querem apenas aquilo que pedem, especialmente quando se dirigem às farmácias sem terem sido aconselhados por um médico. Na generalidade dos casos, estão à procura, não só de produtos, mas de aconselhamento.

Quando tiver completado o ponto anterior com os seus utentes, será mais fácil descobrir os seus gatilhos emocionais e perceber o que – realmente – procuram.

Por exemplo, existem medicamentos mais populares e publicitados e que os utentes pedem por lhes conhecerem os nomes, mas se o farmacêutico tiver em mente medicamentos mais eficazes para o problema específico da pessoa que estão a atender, deve sempre comunicá-lo e não apenas limitar-se a vender-lhe o medicamento pedido.


Não seja insistente

É claro que a farmácia é um estabelecimento comercial e que o seu objetivo primordial é, de facto, efetuar vendas. Porém, não ganhará muito – a longo prazo – ao ser insistente com os seus utentes. Por exemplo, ao comprar um creme de rosto, o utente pode não querer investir em toda a gama dessa marca. Claro que deve sempre sugerir outros produtos para complementar a compra e informar brevemente acerca dos benefícios dos mesmos, mas não insista. Em vez disso, ofereça amostras sempre que possível.

Seja viciado em Conhecimento

Nunca deixe de apostar na sua formação contínua, mas acima de tudo não se cinja apenas à sua área e zonas de conforto. Um farmacêutico deve sempre estar aberto a aprender acerca de outras áreas, tais como Marketing Digital, vendas diretas, entre outras áreas.

Aproveite também formações oferecidas pelos laboratórios dos produtos que vende, especialmente em áreas que poderá ter explorado pouco durante a sua formação.

Crie iniciativas e divulgue-as

Atraia possíveis utentes com a organização e divulgação de iniciativas e acontecimentos na sua farmácia, sejam rastreios ou serviços dos quais já dispõe habitualmente, tais como a medição da tensão arterial. Muitas pessoas desconhecem a maioria dos serviços gratuitos dos quais pode usufruir nas farmácias, pelo que a sua divulgação poderá ser uma boa forma de atrair pessoas para a sua farmácia e que poderão, mais tarde, tornar-se utentes habituais.

Complemente com uma boa estratégia de Marketing Digital

Embora seja muito importante apostar no sucesso das vendas diretas e no atendimento ao público in loco, o negócio farmacêutico está a mudar e a transformar-se, passando muito pelo digital.

Para se certificar de que faz parte do presente e do futuro do universo farmacêutico, saiba como tirar partido de ferramentas gratuitas online para potenciar o seu negócio no artigo “Marketing Digital na Farmácia” e descarregue o nosso ebook gratuito sobre A Importância do Marketing Digital nas Farmácias.

 

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