Como destacar a sua Farmácia no Instagram

A relação dos farmacêuticos com os seus utentes vai, hoje em dia, muito para além do espaço físico da farmácia. Mais do que nunca, as pessoas procuram informação e apoio também nas redes sociais, pelo que ter um papel ativo nas mesmas significa estar onde estão os seus utentes. Saiba como destacar a sua farmácia no Instagram e fortalecer a sua relação com os seus seguidores, utentes e possíveis clientes.

Porquê apostar no Instagram?

Já mencionámos neste artigo alguns números interessantes no que diz respeito às redes sociais e ao tempo passado nas mesmas em Portugal. Porém, neste artigo, acrescentamos que a rede social que mais cresceu no nosso país nos últimos cinco anos foi, de facto, o Instagram, onde encontrará um público alvo entre os 18 e os 45 anos.

Do que precisa para começar?

Antes mesmo de nos debruçarmos sobre que tipo de conteúdo partilhar nesta rede social, começamos pelos básicos: o que deve ter numa conta de Instagram para começar:

  • Uma conta pública: na sua estratégia de marketing não ajudará ter uma conta privada;
  • Biografia: uma breve apresentação, apelativa, da sua farmácia.
  • Link: na zona da biografia poderá incluir um link.

Pode, por exemplo, ligar a biografia à apresentação do link:

Farmácia [nome da sua Farmácia]

Desde 1961 a cuidar da sua saúde.
Morada (Rua… + Localidade)
Faça as suas compras também na nossa loja online.
[link]

 

  • Username: o nome da sua farmácia à @farmaciadoaltodosmoinhos (por exemplo).
  • Imagem de perfil à o logotipo da farmácia ou uma fotografia de equipa, apelativa e com boa luminosidade.
Conteúdo: o que partilhar no Instagram?

O foco desta rede social são as imagens; esta é uma plataforma muito visual que subsiste à base de imagens e fotografias, de posts vitalícios no seu feed ou mural e de stories temporários que desaparecem ao fim de 24 horas.

Em termos de conteúdo propriamente dito, o ideal seria ter uma mistura saudável de:

  1. Fotografias de equipa, iniciativas e eventos internos da sua Farmácia;
  2. Produtos que vende e que quer promover;
  3. Conteúdos que inspirem os seus seguidores a comprarem os seus produtos e a terem uma vida mais saudável.

Lembre-se que, no Instagram, o seu mural é o seu cartão de visita, pelo que deve trabalhar os conteúdos de forma apelativa e estratégica para representar o seu negócio com orgulho e precisão.

Ideias para conteúdos apelativos e diversificados

1. Mostrar produtos

Mostre produtos sempre com um fundo simples e básico, sem confusões e, de preferência, com cores claras. Quando a maioria das pessoas pensa em Farmácia, as cores que associa com a profissão e os estabelecimentos são o branco e o verde, predominantemente.

@yourgoodskin.portugal

2. Citações/opiniões de clientes 

Partilhe a opinião de clientes, tanto de produtos como dos serviços ou atendimento da sua equipa.

@yourgoodskin.portugal

3. Conselhos e conteúdos de saúde

Aproveite estes conteúdos para gerar interação com os seus seguidores/utentes.

Caso não tenha tempo (ou conhecimento) para criar certo tipo de conteúdos, poderá sempre recorrer à partilha de conteúdo da Alliance Healthcare. Na página da Alliance Healthcare no Facebook pode encontrar imagens que poderá gravar para publicar também no Instagram da sua Farmácia.

Alliance Healthcare

4. Partilhe fotografias e momentos genuínos

O objetivo de ter um perfil no Instagram é humanizar o seu negócio e aproximar-se do seu público alvo, pelo que faz sentido partilhar conteúdo genuíno que mostre a sua equipa em momentos do dia a dia ou eventos internos.

Para melhorar o aspeto do seu mural aposte sempre no mesmo filtro para editar as fotografias, de forma a que fiquem com a mesma tonalidade e luminosidade, ou, pelo menos, o mais aproximadamente possível.

@farmaciasousagomes

5. Divulgue as suas promoções em stories

Conteúdos didáticos à parte, pode perfeitamente utilizar a conta de Instagram da sua Farmácia para promover vendas. Porém, o nosso conselho nesse sentido é aproveitar os stories temporários (duram 24 horas antes de desaparecerem) para divulgar as promoções. Assim, não interfere visualmente com o mural, uma vez que este se quer o mais simples possível, e pode sempre destacar os stories para não serem eliminados.

Os destaques dos stories permitem que estes sejam consultados pelos utilizadores e fiquem marcados no seu perfil, como neste exemplo:

Conteúdos didáticos à parte, pode perfeitamente utilizar a conta de Instagram da sua Farmácia para promover vendas. Porém, o nosso conselho nesse sentido é aproveitar os stories temporários (duram 24 horas antes de desaparecerem) para divulgar as promoções. Assim, não interfere visualmente com o mural, uma vez que este se quer o mais simples possível, e pode sempre destacar os stories para não serem eliminados.

Os destaques dos stories permitem que estes sejam consultados pelos utilizadores e fiquem marcados no seu perfil, como neste exemplo:

Conclusão e dicas rápidas

As dicas que partilhamos neste artigo podem ser postas em prática assim como estão, mas a verdade é que só poderá testar a sua eficácia no seu caso concreto quando se tiver iniciado nesta rede social.

À medida que o tempo passa e as suas publicações se vão tornando mais frequentes, poderá adaptar a estratégia como desejar.

Últimas dicas:

  • Simplicidade sempre: menos é mais e quanto mais simples for o seu mural, mais coerente, apelativo e equilibrado vai ficar;
  • Inspire-se noutras contas de farmácias pelo Instagram; inspiração não significa imitação, mas ver o que outros negócios semelhantes fazem na mesma rede social equivale a ganhar cultura visual;
  • Planeie os conteúdos: teste uma estratégia em que partilha um conteúdo de uma categoria específica por dia da semana; por exemplo, à 2ª faz uma publicação sobre produto, à 4ª fotografia de equipa ou do ambiente da farmácia e, à 6ª, dicas ou conteúdos de saúde, com stories pelo meio da semana em que divulga as promoções;
  • Agende os posts: existem várias apps (como a Planoly) que publicam automaticamente por si no Instagram caso não tenha tempo de o fazer em tempo real;
  • Em termos de periodicidade de publicações, o ideal será publicar uma vez por dia e, no máximo, três vezes por dia;
  • Interaja com os seus seguidores: tire algum tempo para responder a comentários e mensagens que os seguidores possam enviar via Instagram. A interação é muito importante nesta rede social.

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