Quem faz a diferença? João Martins, Diretor-Técnico e Gestor Operacional de Castelo Branco

João Martins, Diretor-Técnico e Gestor Operacional Castelo Branco

João Martins, Diretor-Técnico e Gestor Operacional de Castelo Branco, na Alliance Healthcare desde fevereiro de 2017O que significa para si trabalhar na Alliance Healthcare?

Trabalhar na Alliance Healthcare tem sido um dos maiores desafios a que me propus ao longo da minha vida, pois vivo o dia-a-dia da empresa com um verdadeiro espírito de missão. Cheguei à Alliance Healthcare em 2017 com apenas 6 meses de experiência a nível laboral, por isso esta empresa representa para mim a entidade laboral responsável por me ter tornado no profissional que sou hoje. Desde o primeiro dia que me senti rodeado de profissionais espantosos, com um tremendo foco no Cliente, e que me passaram esses valores, os quais preservo e pratico diariamente. No fundo, trabalhar na Alliance Healthcare é para mim um orgulho e estou certo de que, quando um dia chegar ao final da minha carreira profissional, vou olhar para trás e recordar esta empresa com muito carinho.

Como é que o seu trabalho contribui para tornar a saúde mais próxima dos portugueses?

Ao longo destes 7 anos de Alliance Healthcare, já desempenhei funções em dois departamentos distintos. Assim, numa primeira fase na empresa, enquanto Gestor de Conta de Farmácias, a minha missão era a de garantir, através de um acompanhamento próximo e constante, que todas as Farmácias da zona geográfica pela qual eu era responsável estavam abastecidas com as suas necessidades diárias para poderem dar resposta aos seus Utentes. Nesta fase, enquanto Diretor-Técnico do armazém de Castelo Branco, a minha principal missão passa pela garantia do cumprimento das Boas Práticas de Distribuição (BPD), bem como pelo correto funcionamento do armazém a nível operacional, para garantir que os nossos Clientes e, consequentemente, os seus Utentes recebem os seus produtos de saúde em perfeitas condições e na hora acordada. De um modo geral, o meu foco ao longo destes 7 anos sempre foi esse, o de tornar a saúde mais próxima dos portugueses, numa fase inicial através do levantamento e consequente resposta às suas necessidades e, nesta fase, através da garantia de que esta saúde lhes chega a tempo e horas e ainda de acordo com as BPD.

Quais foram os momentos/projetos mais gratificantes ou desafiantes na Alliance Healthcare?

Estes 7 anos de Alliance Healthcare estão recheados de momentos marcantes. Começando pelos mais desafiantes, tenho necessariamente de referir duas etapas críticas e  que curiosamente se seguiram uma à outra. A primeira etapa que considero ter sido extremamente desafiante foi o facto de termos sido “atingidos” por uma pandemia em 2020, o que tornou a nossa proximidade com o Cliente mais complexa. O COVID-19, em certa altura, acabou por nos “afastar fisicamente” das Farmácias e foi claramente um desafio, na medida em que tivemos de nos reinventar para poder manter a nossa proximidade com os Clientes de outras formas, já que fisicamente não era possível. Por outro lado, em 2022, ainda em plena pandemia, a nossa empresa passou por um processo de alteração de sistema informático e, mais uma vez, entrámos num processo complexo de adaptação a um novo sistema e onde tínhamos a noção que os nossos níveis de serviço seriam condicionados por este processo de transição. Mais uma vez, foi fundamental a proximidade com os Clientes para podermos superar este desafio.

De um ponto de vista mais gratificante, tenho necessariamente de referir a mais recente oportunidade que me foi dada de assumir as funções de Diretor-Técnico e Gestor Operacional numa empresa da dimensão da Alliance Healthcare, ainda por cima na cidade de Castelo Branco, a cidade de onde sou natural. Obviamente que se torna difícil olhar para este projeto apenas de um ponto de vista profissional, pois o mesmo também envolve uma clara vertente emocional devido à zona geográfica onde se insere. No fundo, é um privilégio poder dizer que lidero e represento uma equipa fantástica, constituída por 13 albicastrenses extremamente competentes, orgulhosos de representarem a empresa líder de distribuição farmacêutica em Portugal e que diariamente se apresentam ao trabalho com o claro foco de tornar a saúde mais próxima dos portugueses.

Quais são as atividades ou passatempos que o ajudam a relaxar após um dia de trabalho?

Trabalhar na Alliance Healthcare é um verdadeiro desafio do ponto de vista emocional, devido à pressão e à exigência que caracteriza o mercado e o setor. Nesse sentido, após o dia de trabalho, tento sempre fazer um pouco de exercício físico para libertar a mente e carregar baterias para o dia seguinte.

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.