À conversa com… André Maio, Estagiário da Alliance Healthcare
- Como teve conhecimento do programa de estágios da Alliance Healthcare e o que o levou a concorrer?
O primeiro contacto com a Alliance Healthcare foi através da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, durante a apresentação dos locais de estágio disponíveis para o ano letivo 2020 – 2021. Nesse mesmo momento saltou-me à vista a possibilidade de estagiar numa organização da área da saúde, já que o ano 2020 foi particularmente exigente para todos aqueles que trabalham nessa área. Foi esse o principal motivo que me levou a concorrer ao estágio curricular na Alliance Healthcare, de ter a possibilidade de viver in loco como uma empresa líder de mercado na sua área (armazenamento e distribuição de produtos farmacêuticos) faria face a todas as adversidades esperadas.
- Em que área estagiou e no que consistia o seu trabalho?
O meu estágio decorreu na Direção de RH, Certificação e Qualidade, na área da Gestão do Talento. As atividades e tarefas realizadas focaram-se em várias áreas de intervenção do psicólogo numa organização, nomeadamente, comunicação interna, formação e desenvolvimento, recrutamento e seleção, avaliação do desempenho, clima e cultura organizacional e responsabilidade social. Todas estas atividades tinham por base a grande importância que esta organização dá a todos os seus colaboradores e clientes – o foco na pessoa.
- Já terminou o seu ciclo de estudos ou pretende continuar? Em que área?
Esta é a última etapa do Mestrado Integrado em Psicologia (RH, do Trabalho e das Organizações), após a qual voltarei ativamente à minha organização. Neste momento, não descarto continuar a investir na aquisição de conhecimentos nesta área…quem sabe candidatar-me, daqui a uns tempos, a um doutoramento.
- Foi fácil o processo de adaptação ao estágio?
Sim, foi muito fácil, fui muito bem recebido por todos. Apesar das contingências que se viviam e vivem, que limitaram a minha presença física nas instalações da Alliance Healthcare, sempre fizeram com que me sentisse em casa.
- Que conhecimentos e aprendizagens gostaria de ter obtido através desta experiência e quais sente que retirou?
Gostaria de ter tido mais contacto com processos de Recrutamento e Seleção, mas devido à conjuntura provocada pela pandemia isso não foi possível. Porém na última etapa deste percurso tive a felicidade de participar ativamente nessa área, tendo desempenhado tarefas em várias vertentes do Recrutamento e Seleção.
O que acho que me enriqueceu mais foi a forma como toda a Organização, em especial a Direção onde estagiei, se preocupa com as pessoas. Existindo constantemente uma vontade em resolver os problemas dos colaboradores/clientes para que estes se sintam satisfeitos e reconhecidos.
- Que impacto espera deixar na empresa?
Espero que a minha forma de estar, a minha postura e vontade de aprender tenham sido uma mais valia para aqueles com quem tive o prazer de trabalhar e conviver. Esperando ter acrescentado valor a esta singular organização.
- Já tem uma ideia clara da área que pretende seguir?
Gostava de trabalhar em Recrutamento e Seleção.
- Que ideia tinha da Alliance Healthcare antes de iniciar o estágio?
Que era uma grande empresa na área do armazenamento e distribuição de produtos farmacêuticas, líder de mercado. E após alguma pesquisa na internet, sobressaía o foco na pessoa.
- O que mais o surpreendeu/gostou na Alliance Healthcare? E do estágio em concreto?
O que mais gostei, tal como já referi anteriormente, foi da forma como fui recebido e integrado na equipa de trabalho.
Em termos de atividades realizadas, gostei particularmente das tarefas relacionadas com o Recrutamento e Seleção, nomeadamente, o contacto com candidatos, a triagem de CV’s, a criação e publicação de anúncios de emprego, a participação em entrevistas e dinâmicas de grupo.