À conversa com… Letícia Lopes, Estagiária na Alliance Healthcare
- Como teve conhecimento do programa de estágios da Alliance Healthcare e o que o levou a concorrer?
Obtive conhecimento da possibilidade de estágio curricular na Alliance Healthcare, através de uma professora. O facto da Alliance Healthcare estar diretamente relacionada com a saúde dos clientes, foi um dos principais motivos que me levou a candidatar ao estágio, dado que é uma das minhas áreas de interesse. Como não conhecia a organização, após pesquisar sobre a mesma, outro dos fatores que me levou a candidatar ao estágio foi a identificação com os valores da empresa, assim como o facto da Alliance Healthcare ter a certificação Investors In People o que estimulou o interesse em perceber as práticas de Gestão de Recursos Humanos da organização.
- Em que área estagiou e no que consistia o seu trabalho?
O estágio incidiu sobre diversas áreas da GRH, nomeadamente: Responsabilidade Social (ex.: envolvimento em atividades como Dia da Mãe, Dia do Pai e Páscoa); Clima e Cultura Organizacional (ex.: consulta e implementação de dinâmicas online e presenciais) Recrutamento e Seleção (ex.: agendamento de entrevistas e pré abordagens a possíveis candidatos; acompanhamento de Onboardings); Formação e Desenvolvimento (ex.: organização de Passaport2talent; contacto com entidade formadoras após levantamento das necessidades de formação; inscrição de Colaboradores em formações de SST e BPD); Avaliação de Desempenho (ex.: adaptação de formulários; análise de mercado quanto a plataformas de avaliação de desempenho); Gestão Contratual (ex.: observação de burocracias envolventes à admissão ou demissão de Colaboradores); Trabalho administrativo e envolvimento em outros projetos.
- Já terminou o seu ciclo de estudos ou pretende continuar? Em que área?
Não, termino a Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos em Junho de 2021 e, neste momento, não pretendo continuar com os estudos. Futuramente, gostaria de tirar uma pós graduação em Segurança e Higiene no Trabalho ou em Desenvolvimento de Competências para Gestores de Recursos Humanos.
- Foi fácil o processo de adaptação ao estágio?
A equipa pertencente à Direção de Recursos Humanos, Certificação e Qualidade é bastante acolhedora, estão sempre disponíveis para esclarecer dúvidas e, apesar de por vezes, o estágio ser realizado em regime de Teletrabalho, existe um acompanhamento contínuo, o que facilitou a adaptação ao estágio.
- Que conhecimentos e aprendizagens gostaria de ter obtido através desta experiência e quais sente que retirou?
Em termos de conhecimentos e aprendizagens, o facto de ter passado por várias áreas da Gestão de Recursos Humanos, permitiu-me ter uma perceção de como funcionam os processos de Recursos Humanos numa empresa, assim como comprovar a importância desta área para a sua sobrevivência.
Noutra perspetiva, gostaria de ter aprendido um pouco mais acerca do papel dos Recursos Humanos na saúde, segurança e higiene no trabalho assim como ter sido mais desafiada em termos de atividades.
- Que impacto espera deixar na empresa?
Espero deixar um impacto positivo na empresa, sob forma de demonstração do meu empenho ao longo do estágio, dedicação, disponibilidade e disposição para aquisição de novos conhecimentos e aprimoramento dos mesmos.
- Já tem uma ideia clara da área que pretende seguir?
Pretendo continuar na área da Gestão de Recursos Humanos. Como a realização do estágio na Alliance Healthcare foi o meu primeiro contacto real com a área, tenciono explorar mais agora que vou ingressar no mercado de trabalho.
- Que ideia tinha da Alliance Healthcare antes de iniciar o estágio?
Antes de iniciar o estágio não tinha propriamente uma opinião formada, dado que não conhecia a organização.
- O que mais o surpreendeu/gostou na Alliance Healthcare? E do estágio em concreto?
Em termos de empresa, o que mais gostei foi o facto de que a Alliance Healthcare se centra, realmente, nas suas pessoas, na melhoria e satisfação das mesmas bem como a existência de um bom clima organizacional.
Relativamente ao estágio, o que mais gostei foi o facto de o mesmo ter incidido verdadeiramente na área da Gestão de Recursos Humanos, a autonomia e a confiança depositada assim como o sentimento de integração na equipa de Gestão de Talento.