À conversa com… Bruna Cortez, Estagiária na Alliance Healthcare

  1. Como teve conhecimento do programa de estágios da Alliance Healthcare e o que a levou a concorrer?

Conheci a Alliance Healthcare após contacto com uma professora que elogiou bastante a organização e particularmente, o seu programa de estágios. Neste sentido, pesquisei e informei-me acerca das suas ações, missão e valores, ficando bastante surpreendida pelo impacto positivo que a empresa exerce sobre a população portuguesa e todas as certificações que detém, destacando-se a Investors in People. Revelou-se assim uma organização que poderia contribuir significativamente para o meu desenvolvimento profissional, o que levou à minha candidatura.

  1. Em que área estagiou e no que consistia o seu trabalho?

O meu estágio curricular decorreu no departamento de Gestão do Talento, inserido na Direção de Recursos Humanos, Certificação e Qualidade. Tive a oportunidade de passar por diversas áreas, nomeadamente recrutamento e seleção, onde realizei atividades como agendamento de entrevistas e acompanhamento de processos onboarding; clima e cultura organizacional, através da pesquisa de dinâmicas online a aplicar em regime teletrabalho; avaliação de desempenho, área em que efetuei uma pesquisa de mercado das plataformas de avaliação de desempenho adequadas às necessidades da Alliance Healthcare; formação e desenvolvimento, pelo meio de contacto com entidades formadoras, organização dos Passaport 2 Talent e agendamento de ações de formação; responsabilidade social, onde enviei postais comemorativos do Dia da Mãe, Pai e Páscoa aos colaboradores e gestão contratual, onde pude observar a burocracia de um processo de admissão e de despedimento.

  1. Já terminou o seu ciclo de estudos ou pretende continuar? Em que área?

Sim, termino a Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos em julho de 2021. No futuro pretendo inscrever-me numa Pós-Graduação, porém vou obter primeiro experiência profissional para determinar qual será a área de especialização.

  1. Foi fácil o processo de adaptação ao estágio?

Sim, apesar do contexto pandémico ultrapassado e os ajustamentos que o mesmo exige, nomeadamente ao teletrabalho, a adaptação à empresa decorreu bastante bem. Todos os colaboradores são acessíveis e simpáticos, predominando o ambiente calmo e descontraído, a equipa de Gestão do Talento é acolhedora e encontra-se sempre disponível a ajudar e a esclarecer dúvidas.

  1. Que conhecimentos e aprendizagens gostaria de ter obtido através desta experiência e quais sente que retirou?

Esta experiência contribuiu bastante para o meu desenvolvimento profissional e pessoal, na medida em que a passagem por diversas áreas permitiu obter uma visão geral de como funciona a Gestão de Recursos Humanos, como são organizadas as suas diversas atividades e como trabalhar em equipa pode ser benéfico para alcançar os objetivos pretendidos. A participação nas reuniões mensais da Direção Geral de Recursos Humanos, Certificação e Qualidade possibilitou perceber quais os principais objetivos a atingir pela equipa, o balanço das suas atividades, orçamento e impacto nas restantes áreas da empresa.

Porém, apesar de todas as contribuições, gostaria de ter sido mais desafiada e envolvida na Avaliação de Desempenho dos colaboradores, pois é a área que me desperta maior interesse.

  1. Que impacto espera deixar na empresa?

Espero contribuir para a Alliance Healthcare de forma positiva, impactando o seu funcionamento através do empenho, responsabilidade, dedicação, partilha de sugestões e eficaz execução de tarefas.

  1. Já tem uma ideia clara da área que pretende seguir?

Ao longo da Licenciatura, não tinha a certeza se este era o percurso profissional pelo qual deveria optar, porém, após a realização deste estágio curricular, percebi que a gestão de pessoas é o meu verdadeiro interesse e paixão, revelando-se um trabalho bastante gratificante.

  1. Que ideia tinha da Alliance Healthcare antes de iniciar o estágio?

Apesar de ter conhecido a Alliance Healthcare e as suas atividades recentemente, a pesquisa realizada antes de enviar a candidatura para o estágio curricular, permitiu desenvolver uma visão positiva acerca da empresa. A sua área de atividade e certificações que evidenciam um grande foco nos seus colaboradores, contribuíram para o desenvolvimento de uma grande expetativa em relação às suas ações de Recurso Humanos.

  1. O que mais o surpreendeu/gostou na Alliance Healthcare? E do estágio em concreto?

O que mais me surpreendeu na Alliance Healthcare foi o seu foco nos colaboradores e na melhoria contínua, sendo que a empresa encara verdadeiramente os seus trabalhadores como a chave do sucesso do negócio, contando com o seu apoio para a implementação de novas ideias criadoras de valor. Em relação ao estágio em concreto, destaco a integração na equipa de trabalho, o elevado nível de autonomia e confiança dado por parte da supervisora e principalmente, o acompanhamento contínuo e disponibilidade de todos os elementos.

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.