Aconselhamento farmacêutico na alimentação infantil: a importância de um especialista

O panorama da alimentação infantil no mercado é vasto. Existem múltiplas variantes e opções ao dispor de pais e cuidadores, sendo que, numa fase que vai sensivelmente do nascimento aos 3 anos de vida, é muito importante ter acesso a aconselhamento especializado, para tirar todas as dúvidas, e escolher, com critério de base científica, o que é melhor para os bebés.

Cada criança é um caso e é preciso ir atendendo às suas necessidades, que vão mudando ao longo do tempo. Neste tipo de nutrição, para apoiar o desenvolvimento físico e intelectual dos mais novos, é necessário, com frequência, o uso de suplementos alimentares. Na secção de nutrição, as farmácias conhecem as fórmulas infantis e formas de diversificação alimentar, temas em que o conselho farmacêutico se torna tão necessário, uma vez que a qualidade de vida na primeira infância é essencial, influenciando fortemente toda a saúde na vida adulta.

A Alliance Healthcare, partindo da sua rede e do conhecimento relevante no canal farmácia, elaborou recentemente um inquérito nacional a 900 farmácias no âmbito da alimentação infantil, obtendo vários insights para toda a indústria, nomeadamente em termos do potencial das marcas que produzem para esta faixa etária.

A farmácia: uma escolha acertada

A farmácia revela-se como veículo privilegiado em matéria de alimentação infantil. É, portanto, a escolha acertada porque o aconselhamento especializado é fundamental na adaptação do produto a cada caso e a cada historial clínico. O farmacêutico é o profissional com a formação certa para saber como, quando e porquê aconselhar um produto ou suplemento. À fragilidade das crianças nos primeiros anos de vida associam-se as múltiplas questões dos pais, bem como o seu sentido de responsabilidade. A farmácia torna-se, naturalmente, a fonte de informação mais robusta e confiável para a tranquilidade de quem cuida. As famílias precisam de tomar decisões conscientes e plenamente informadas, com base em todas as alternativas que o mercado tem ao seu dispor, e é aí que a farmácia entra como apoio altamente especializado.

Recorrer a um farmacêutico representa beneficiar de um ato de um profissional de saúde que tem o conhecimento para o consumidor obter o produto certo, com pouca margem de erro, e sem arriscar no adequado crescimento do bebé. A voz das marcas, e o crescimento das suas quotas de mercado, colhe frutos no presente, e colherá no futuro, ao ganhar credibilidade e valor, fazendo-se ouvir por meio da voz de um profissional. O grande comércio a retalho não tem o objetivo de dar esse apoio especializado, num mercado atípico em que os clientes são particularmente sensíveis ao fator qualidade e segurança, em detrimento de preço.

Espaços de puericultura em farmácia: aconselhamento, informação e serviço

A farmácia é um espaço de saúde que deve reunir o útil – os produtos – ao indispensável – o aconselhamento, a informação e o serviço. Juntos devem constituir um ‘selo’ de marca da farmácia, que tranquiliza ao responder de imediato às perguntas do dia a dia, e dá suporte à resolução dos problemas de saúde ao longo do tempo. O inquérito AH revelou que 89% das farmácias confirmou ter espaço de puericultura ativo e que 20% é o diferencial de potencial médio entre as farmácias com e sem espaço puericultura. Assim, um espaço que esteja organizado e defendido por farmacêuticos com formação continua, e que lhes permita estar sempre atualizados, é um fator distintivo e com especial impacto junto do consumidor.

A necessidade de formação continua

Tendo como objetivo a progressão e solidez das marcas é necessário um trabalho contínuo de credibilidade junto das famílias e, sobretudo, de formação junto dos farmacêuticos, dada a importância do aconselhamento nesta área. O canal farmácia destaca-se por oferecer mais gamas de produto e mais informação aos cuidadores durante as primeiras etapas de vida. Sendo este um canal mais preparado, os resultados do inquérito AH denotam claramente a existência de um espaço alargado em termos percentuais para uma abordagem mais proativa das marcas na vertente formativa, apoiando-se na vantagem que é o conhecimento científico e técnico destes profissionais.

A relação entre pais e marcas precisa ser de extrema confiança, notando-se uma elevada taxa de lealdade à mesma. Os pais procuram produtos que foram testados e são aconselhados por profissionais de saúde, e que ofereçam toda a segurança de que os filhos precisam.

Na atualidade o canal farmácia beneficia ainda do enfoque positivo dado aos profissionais de saúde, com os receios impostos pela pandemia global, o que terá repercussões na gestão e marketing da farmácia. Hoje importa para este canal, e para as marcas que nele apostam, aproveitar o lado favorável dessa confiança reforçada no farmacêutico, e pôr em marcha iniciativas estratégicas que promovam uma relação de longo prazo com o utente.

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