Como destacar a sua Farmácia no Instagram
A relação dos farmacêuticos com os seus utentes vai, hoje em dia, muito para além do espaço físico da farmácia. Mais do que nunca, as pessoas procuram informação e apoio também nas redes sociais, pelo que ter um papel ativo nas mesmas significa estar onde estão os seus utentes. Saiba como destacar a sua farmácia no Instagram e fortalecer a sua relação com os seus seguidores, utentes e possíveis clientes.
Porquê apostar no Instagram?
Já mencionámos neste artigo alguns números interessantes no que diz respeito às redes sociais e ao tempo passado nas mesmas em Portugal. Porém, neste artigo, acrescentamos que a rede social que mais cresceu no nosso país nos últimos cinco anos foi, de facto, o Instagram, onde encontrará um público alvo entre os 18 e os 45 anos.
Do que precisa para começar?
Antes mesmo de nos debruçarmos sobre que tipo de conteúdo partilhar nesta rede social, começamos pelos básicos: o que deve ter numa conta de Instagram para começar:
- Uma conta pública: na sua estratégia de marketing não ajudará ter uma conta privada;
- Biografia: uma breve apresentação, apelativa, da sua farmácia.
- Link: na zona da biografia poderá incluir um link.
Pode, por exemplo, ligar a biografia à apresentação do link:
Farmácia [nome da sua Farmácia]
Desde 1961 a cuidar da sua saúde.
Morada (Rua… + Localidade)
Faça as suas compras também na nossa loja online.
[link]
- Username: o nome da sua farmácia à @farmaciadoaltodosmoinhos (por exemplo).
- Imagem de perfil à o logotipo da farmácia ou uma fotografia de equipa, apelativa e com boa luminosidade.
Conteúdo: o que partilhar no Instagram?
O foco desta rede social são as imagens; esta é uma plataforma muito visual que subsiste à base de imagens e fotografias, de posts vitalícios no seu feed ou mural e de stories temporários que desaparecem ao fim de 24 horas.
Em termos de conteúdo propriamente dito, o ideal seria ter uma mistura saudável de:
- Fotografias de equipa, iniciativas e eventos internos da sua Farmácia;
- Produtos que vende e que quer promover;
- Conteúdos que inspirem os seus seguidores a comprarem os seus produtos e a terem uma vida mais saudável.
Lembre-se que, no Instagram, o seu mural é o seu cartão de visita, pelo que deve trabalhar os conteúdos de forma apelativa e estratégica para representar o seu negócio com orgulho e precisão.
Ideias para conteúdos apelativos e diversificados
1. Mostrar produtos
Mostre produtos sempre com um fundo simples e básico, sem confusões e, de preferência, com cores claras. Quando a maioria das pessoas pensa em Farmácia, as cores que associa com a profissão e os estabelecimentos são o branco e o verde, predominantemente.
2. Citações/opiniões de clientes
Partilhe a opinião de clientes, tanto de produtos como dos serviços ou atendimento da sua equipa.
3. Conselhos e conteúdos de saúde
Aproveite estes conteúdos para gerar interação com os seus seguidores/utentes.
Caso não tenha tempo (ou conhecimento) para criar certo tipo de conteúdos, poderá sempre recorrer à partilha de conteúdo da Alliance Healthcare. Na página da Alliance Healthcare no Facebook pode encontrar imagens que poderá gravar para publicar também no Instagram da sua Farmácia.
4. Partilhe fotografias e momentos genuínos
O objetivo de ter um perfil no Instagram é humanizar o seu negócio e aproximar-se do seu público alvo, pelo que faz sentido partilhar conteúdo genuíno que mostre a sua equipa em momentos do dia a dia ou eventos internos.
Para melhorar o aspeto do seu mural aposte sempre no mesmo filtro para editar as fotografias, de forma a que fiquem com a mesma tonalidade e luminosidade, ou, pelo menos, o mais aproximadamente possível.
5. Divulgue as suas promoções em stories
Conteúdos didáticos à parte, pode perfeitamente utilizar a conta de Instagram da sua Farmácia para promover vendas. Porém, o nosso conselho nesse sentido é aproveitar os stories temporários (duram 24 horas antes de desaparecerem) para divulgar as promoções. Assim, não interfere visualmente com o mural, uma vez que este se quer o mais simples possível, e pode sempre destacar os stories para não serem eliminados.
Os destaques dos stories permitem que estes sejam consultados pelos utilizadores e fiquem marcados no seu perfil, como neste exemplo:
Conteúdos didáticos à parte, pode perfeitamente utilizar a conta de Instagram da sua Farmácia para promover vendas. Porém, o nosso conselho nesse sentido é aproveitar os stories temporários (duram 24 horas antes de desaparecerem) para divulgar as promoções. Assim, não interfere visualmente com o mural, uma vez que este se quer o mais simples possível, e pode sempre destacar os stories para não serem eliminados.
Os destaques dos stories permitem que estes sejam consultados pelos utilizadores e fiquem marcados no seu perfil, como neste exemplo:
Conclusão e dicas rápidas
As dicas que partilhamos neste artigo podem ser postas em prática assim como estão, mas a verdade é que só poderá testar a sua eficácia no seu caso concreto quando se tiver iniciado nesta rede social.
À medida que o tempo passa e as suas publicações se vão tornando mais frequentes, poderá adaptar a estratégia como desejar.
Últimas dicas:
- Simplicidade sempre: menos é mais e quanto mais simples for o seu mural, mais coerente, apelativo e equilibrado vai ficar;
- Inspire-se noutras contas de farmácias pelo Instagram; inspiração não significa imitação, mas ver o que outros negócios semelhantes fazem na mesma rede social equivale a ganhar cultura visual;
- Planeie os conteúdos: teste uma estratégia em que partilha um conteúdo de uma categoria específica por dia da semana; por exemplo, à 2ª faz uma publicação sobre produto, à 4ª fotografia de equipa ou do ambiente da farmácia e, à 6ª, dicas ou conteúdos de saúde, com stories pelo meio da semana em que divulga as promoções;
- Agende os posts: existem várias apps (como a Planoly) que publicam automaticamente por si no Instagram caso não tenha tempo de o fazer em tempo real;
- Em termos de periodicidade de publicações, o ideal será publicar uma vez por dia e, no máximo, três vezes por dia;
- Interaja com os seus seguidores: tire algum tempo para responder a comentários e mensagens que os seguidores possam enviar via Instagram. A interação é muito importante nesta rede social.