Dia Internacional da Pessoa com Deficiência

Passeios altos, degraus, falta de elevadores ou elevadores estreitos, casas de banho exíguas, carros mal estacionados, falta de sinalização sonora ou informação útil em braille ou linguagem gestual… estas são apenas algumas das coisas obrigatórias que continuam a falhar todos os dias na nossa sociedade que ainda tem um longo caminho para percorrer no que aos cidadãos com deficiência diz respeito.

A inclusão social e a igualdade de oportunidades são direitos de todos e garantias constitucionais que lembramos a propósito do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, 3 de Dezembro. Celebra-se desde 1992, ano em que a ONU avançou com a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

O Novo Guia Prático

As pessoas com deficiência ou incapacidade têm direito a vários benefícios e respostas de apoio que promovem a sua autonomia e cidadania. Foi lançado recentemente em Portugal, pelo Instituto Nacional para Reabilitação, o Guia prático – Os direitos das pessoas com deficiência em Portugal, que reúne informação de várias áreas de interesse e respetivos serviços públicos. O guia visa promover a autonomia e a cidadania, facilitando processos de tomada de decisão e promoção de inclusão. 

O conteúdo deste Guia Prático está organizado em três partes:

  • Informação sobre direitos fundamentais e instrumentos para o seu desenvolvimento;
  • Direitos e orientações para a ação em diversas etapas da vida, desde o nascimento, à educação, ao emprego e formação profissional;
  • Proteção, os benefícios sociais e fiscais, os transportes, a cultura, o desporto, o turismo e lazer, a assistência pessoal e a acessibilidade.

Na última parte do guia, constam também contactos úteis, a identificação das siglas, os conceitos fundamentais, a legislação aplicável por tema e as referências e fontes de informação. Tanto cidadãos deficientes, como cuidadores informais, instituições, familiares e amigos têm muita informação útil para consultar, conhecerem os seus direitos e saberem como prestar ajuda a terceiros.

 

Um tema para 2019

Este ano a ONU escolheu, como é hábito, um tema: promoção da participação de pessoas com deficiência e sua liderança, uma ação incluída na Agenda de Desenvolvimento para 2030. Este dia vai concentrar-se no reforço do papel e capacidade das pessoas com deficiência para o desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável, conforme previsto na referida Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que promete ‘não deixar ninguém para trás’ e reconhecer a deficiência como questão transversal, a ser considerada na implementação de seus ‘17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável’. 

 

Alcura, uma marca ao serviço de todos

A este propósito lembramos a Alcura, a marca Alliance Healthcare para aluguer e venda de equipamento de ortopedia pesada, com entrega ao domicílio.

Já estamos presentes em mais de 560 Farmácias de Norte a Sul do País!

A Alcura oferece de soluções de ortopedia, que visam assegurar uma melhor gestão do dia-a-dia e que permitem uma vida o mais confortável e segura possível, tendo sempre em conta as necessidades de cada situação.

Disponibilizamos três grandes categorias de produtos: na área da mobilidade, vocacionada para facilitar a locomoção; na área de conforto e bem-estar, para melhorar a qualidade de vida dos utentes e cuidadores e ainda na área de higiene e casa de banho que ajuda a preparar e adaptar a divisão da casa onde ocorrem as principais quedas nas pessoas com mais de 65 anos, a casa de banho.

A Alliance Healthcare orgulha-se de contribuir para um serviço de qualidade na promoção da qualidade de vida de cidadãos com necessidades especiais, permanentes ou temporárias, e seus cuidadores e famílias. 

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.