Dicas para um 2023 de plena saúde
Dicas para um 2023 de plena saúde
Para levar uma vida mais saudável, é fulcral tomar boas decisões às refeições, dormir e praticar exercício. Estes são apenas alguns dos aspetos que afetam positivamente a nossa forma de estar e viver no dia a dia.
Estas mudanças são desafiantes, mas com pequenos passos, traçando objetivos realistas, e com alguma determinação e perseverança, são totalmente possíveis.
Ficam aqui algumas sugestões para um estilo de vida mais saudável em 2023:
- Dieta equilibrada
Adotar uma dieta equilibrada é fundamental. Para isso, deve procurar uma alimentação variada, incluir proteínas, carboidratos, gorduras saudáveis, vitaminas e minerais.
Alguns conselhos práticos:
- Recomenda-se comer cinco vezes por dia, e tentar introduzir sempre frutas ou vegetais.
- Cortar no sal é outro ponto importante. O consumo não deve exceder uma colher de chá por dia.
- Deve evitar temperos com alto teor de sódio, como molho de soja ou caldos.
- Tente limitar o consumo de açúcar, evitando doces, bolos ou bolachas e bebidas açucaradas, como sumos ou refrigerantes.
- Evite gorduras saturadas presentes nas carnes vermelhas, ovos, manteiga, queijo e alimentos processados.
- Limite o consumo de álcool: pode interferir na qualidade do sono, na hidratação e, a longo prazo, pode criar problemas no fígado.
- Beba cerca de 2 litros de água por dia. Ingerir água, que pode ser também em forma de chá, contribui para o bom funcionamento dos intestinos, para um melhor sistema imunitário e para a saúde da pele.
- Exercício físico
Faça exercício de forma regular. Pode sair à rua para fazer uma caminhada ou correr; inscrever-se num ginásio, fazer natação ou praticar um desporto coletivo; ou mesmo em casa, com sessões de yoga, pilates ou dança. Fazer exercício não só ajuda a manter um peso saudável, como reduz o risco de inúmeras doenças.
- Dormir bem
Existe uma relação direta entre um sistema imunitário forte e as horas de sono dormidas. Criar uma rotina de sete a nove horas de sono por dia é uma boa medida para uma melhor saúde física e mental. Desligar-se, tecnologicamente, duas horas antes de ir dormir, tomar um banho quente, ler, meditar ou fazer alongamentos, podem ser uma boa preparação para dormir melhor.
- Não fumar
Fumar é a principal causa de cancro do pulmão. Contribui para o desenvolvimento de cancro noutros órgãos e aumenta ainda o risco de doenças cardíacas. Para além de ser prejudicial para o fumador, é também para as pessoas à volta.
- Lavar as mãos
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete ou com um desinfetante é uma maneira simples, mas efetiva, de evitar a propagação de infeções. Existem alguns momentos chave em que não se deve esquecer de lavar as mãos, como: após usar a casa de banho, antes e depois das refeições, se estiver em contacto com lixo ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar.
- Gerir o stress
O stress tem impacto na saúde física e mental. Contribui para a obesidade e interfere na qualidade do sono. Pode ter ainda consequências adversas para a saúde mental, levando a quadros de ansiedade, depressão ou burnout. Por isso, é importante encontrar maneiras de soltar o stress, seja a ver um filme, a dedicar-se a uma atividade de que gosta, ouvir música ou tirar tempo para estar em contacto com a natureza. Socializar e estar próximo de familiares e amigos também pode ajudar, assim como saber equilibrar o tempo dedicado ao trabalho e ao lazer.
Fontes:
https://genv.org/tips-for-a-healthy-lifestyle/
https://www.medicinenet.com/what_are_10_tips_for_a_healthy_lifestyle/article.htm
https://www.medicare.pt/mais-saude/prevencao/cuidados-na-exposicao-solar
https://www.cdc.gov/handwashing/lang/when-how-handwashing-port.html