Entrevista a Francisco Loureiro – Estagiário em Qualidade e Sistemas de Gestão Integrados

O Francisco integrou o programa de estágios de verão da Alliance Healthcare na área de Qualidade e Sistemas de Gestão Integrados. Conheça-o melhor nesta entrevista, saiba que ideia tinha da Alliance Healthcare antes do estágio e quais os planos do estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas para o futuro.

1. Como teve conhecimento do programa de estágios da Alliance Healthcare e o que o levou a concorrer?

Obtive conhecimento deste estágio através da página de Facebook da APEF. Como Ciências Farmacêuticas é um curso que nos permite trabalhar em várias áreas distintas, tenho como um dos meus objetivos cumprir um estágio em cada uma das áreas mais relevantes para poder perceber aquilo em que consistem as diferentes funções e as que me dão mais prazer dentro do mundo farmacêutico, logo não podia deixar passar a oportunidade de exercer este estágio na Alliance Healthcare sendo uma das empresas mais relevantes para o ramo da distribuição farmacêutica em Portugal.

2. Em que área está a estagiar e no que consiste o seu trabalho?

Estou a estagiar na área de Qualidade e Sistemas de Gestão Integrados e o trabalho que fiz baseou-se em garantir que a AH obtenha e mantenha os certificados que considera relevantes, e incluiu realizar tarefas na área da higiene e segurança no trabalho e ambiente (desde acidentes de trabalho à gestão de resíduos).

3. Já terminou o seu ciclo de estudos ou pretende continuar? Em que área?

Ainda não terminei o MICF estando prestes a iniciar o 4º ano, no entanto ainda não sei se pretendo continuar a estudar no fim deste mestrado ou se tente ingressar imediatamente no mercado de trabalho.

4. Foi fácil o processo de adaptação ao estágio?

Não foi muito fácil adaptar-me a este estágio uma vez que um dos maiores desafios do mesmo foi o facto de todos os dias haver um assunto novo para tratar completamente diferente do dia anterior, o que fez com que nem sempre conseguisse ter a autonomia que desejava durante o trabalho. No entanto, considero que faz parte ter desafios neste projeto e julgo que tanto da parte da tutora do estágio como do resto do departamento há um grande apoio para ultrapassar estes problemas.

5. Que conhecimentos e aprendizagens gostaria de obter através desta experiência?

Conhecimento sobre as atividades envolvidas e funcionamento da área de distribuição farmacêutica no geral. Apesar de não estar integrado na minha área do estágio, tive oportunidade de acompanhar e ajudar nalgumas tarefas do departamento de assuntos regulamentares, o que me permitiu adquirir conhecimento mais relacionado com a área farmacêutica.

6. Que impacto espera deixar na empresa?

Espero ter deixado uma ideia de profissionalismo tal como obtive de todos os colaboradores com que pude contactar na AH.

7. Já tem uma ideia clara da área que pretende seguir dentro da indústria?

Como referi ainda não sei se pretendo prosseguir os estudos ao fim do MICF, e uma das razões para isso é precisamente ainda não estar certo da área que pretendo seguir.

8. Que ideia tinha da Alliance Healthcare antes de iniciar o estágio?

Sabia que era um dos distribuidores mais importantes para as farmácias portuguesas e que possuía a maior quota de mercado em Portugal, no entanto julgo que haja pouco conhecimento sobre as atividades da área no geral, pelo que admito que não tinha conhecimento dos princípios/política da empresa.

9. O que mais o surpreendeu/gostou na Alliance Healthcare? E do estágio em concreto?

Sem querer cair em clichés uma das coisas que mais me surpreendeu foi a simpatia e prestabilidade dos colaboradores. No estágio, fiquei realmente surpreendido com a abrangência da área da qualidade.

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.