Entrevista a Inês Fernandes – Colaboradora Alliance Healthcare

Inês Fernandes iniciou o seu percurso na Alliance Healthcare em 2013 e é hoje gestora da Alcura, a nova marca de serviços de venda e aluguer de equipamentos de ortopedia pesada. É um novo desafio que está a abraçar com todo o espírito de compromisso que, segundo Inês, caracteriza os colaboradores da Alliance Healthcare.

O que a fez querer trabalhar na Alliance Healthcare?

Logo após ter sido aceite na Alliance Healthcare ligaram-me da Indústria Farmacêutica a dizer que também tinha sido aceite numa outra vaga, numa área totalmente diferente. Tinha terminado o curso e esse momento é determinante na definição do nosso percurso profissional. Contudo, no âmbito curricular do curso de Ciências Farmacêuticas, não se explorava a Área da Distribuição Farmacêutica. A Alliance Healthcare foi o meu primeiro emprego e uma verdadeira escola. O que me fez querer trabalhar na Alliance Healthcare foi a importância que reconheci na oportunidade de iniciar o meu percurso na área comercial, e pelo facto de ser a empresa líder no mercado da distribuição farmacêutica em Portugal.

Como foi o seu processo de integração na empresa?

Iniciei o meu percurso profissional na equipa comercial que, pelo forte espírito de cooperação e união, facilitou a minha integração e acolhimento nesta casa. No dia-a-dia era um esforço individual, mas tínhamos um objetivo comum que partilhávamos.

Descreva o seu trabalho na Alliance Healthcare.

Neste momento assumo a responsabilidade e gestão da Alcura, a nova marca de serviços da Alliance Healthcare de venda e aluguer de equipamentos de ortopedia pesada através das Farmácias Portuguesas. Está a ser um desafio incrível pelo facto de estarmos a iniciar um novo negócio, a definir os pressupostos e os procedimentos. O maior desafio é, sem dúvida, o facto de ser um negócio B2C e o facto de ser um projeto transversal a todos os departamentos da Allliance Healthcare que, por isso, exige um robusto mapeamento dos processos e coordenação interdepartamental.

Do que mais gosta no seu dia-a-dia de trabalho?

O facto da empresa nos desafiar todos os dias.

Qual o momento mais marcante que viveu na Alliance Healthcare até hoje?

É muito redutor e injusto resumir 5 anos num só momento. Contudo, recordo com muito orgulho a mudança de instalações: foi muito mais do que transferir caixas, foi um verdadeiro trabalho de equipa e sentido de compromisso. Apesar de não ter estado presente nos turnos das 48h de mudanças que mobilizaram pessoas de todos os armazéns, ajudei na preparação, nas mudanças, no arquivo e foi de louvar a dedicação e o empenho desta nossa equipa para que, na segunda-feira seguinte, fosse uma normal segunda-feira, sem impacto para os nossos clientes. E estávamos. Naturalmente com alguns imprevistos, mas foi aí que, uma vez mais, demonstrámos com resiliência e dedicação, que temos orgulho na casa que representamos e que o que nos move é a vontade de ser e fazer melhor todos os dias. E a mudança para Alverca representa isso: O sentido de missão de estar preparados para o futuro, trabalhando continuamente para melhorar os nossos níveis de eficiência, qualidade e de nível de serviço aos nossos clientes.

Como vê o crescimento da distribuição farmacêutica nos próximos 2 anos?

2 anos é relativamente pouco tempo num mercado regulamentado como o nosso. Assim, numa área que depende altamente da regulamentação do Estado é crucial, por um lado, o aumento da eficiência no circuito da distribuição bem como da robustez dos processos, ao mesmo tempo que melhoramos áreas onde possa existir mais desperdício, e que possam ser otimizadas através do estabelecimento de parcerias e sinergias. Por outro lado, e considerando o reduzido pipeline de medicamentos de ambulatório é importante, a expansão da nossa área de atuação, nomeadamente através do aumento da oferta de portefólio de serviços, uma vez que estamos, privilegiadamente, no meio da cadeia do medicamento. Neste ponto considero que a Alliance Healthcare está, claramente, na vanguarda comparativamente aos seus concorrentes, e a pertinência e origem da Alcura é um exemplo disso.

Do que precisará um futuro colega de trabalho seu para trabalhar na Alliance Healthcare?

Espírito de compromisso.

Descreva a AH numa palavra.

Estimulante

Aproveitamos para agradecer à Inês Fernandes pelo seu testemunho e por todo o seu empenho para com a Alliance Healthcare, pelo qual estamos muito gratos.

Para informações sobre futuras vagas na Alliance Healthcare, não deixe de seguir o portal Há + Vida e as nossas redes sociais (Facebook e Linkedin).

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.