Entrevista a Maria Inês Teodoro – Estagiária em Assuntos Regulamentares

Este verão, tivemos a Inês Teodoro como estagiária na área de Assuntos Regulamentares na Alliance Healthcare.

Queremos também aproveitar para deixar os nossos agradecimentos à Inês por todo o empenho e profissionalismo demonstrado durante o seu estágio na Alliance Healthcare. Obrigado, Inês!

Conheça melhor a Inês e o seu trabalho nesta entrevista.

  1. Como teve conhecimento do programa de estágios da Alliance Healthcare e o que o levou a concorrer?

O meu estágio não foi através de um programa de estágios, porém já conhecia a Alliance Healthcare por ser uma empresa muito conceituada e com diversas áreas, podendo um farmacêutico desempenhar funções bastante variadas.

Na faculdade surgiu a oportunidade de fazer uma visita de estudo à Alliance, que me suscitou bastante interesse e por isso decidi mandar um e-mail para saber se havia possibilidade de realizar um estágio de verão.

  1. Em que área está a estagiar e no que consiste o seu trabalho?

O meu estágio é na área de assuntos regulamentares e, contrariamente ao que eu pensava, é um departamento bastante dinâmico e abrangente. Um dia nunca é igual ao outro.

Realizei diversas tarefas entre as quais divulgação de recolhas de mercado e elaboração dos relatórios finais de reconciliação, acompanhamento da gestão de pedidos de Autorização de Utilização Excecional, preparação e submissão de revogação de AIM, análise e implementação de nova legislação aplicável ao setor e revisão de cartonagens e folhetos de Dispositivos Médicos.

Fiz, também, Formação em Boas Práticas de Distribuição e Formação em Qualidade e Sistema de Gestão Integrados.

  1. Já terminou o seu ciclo de estudos ou pretende continuar? Em que área?

Vou iniciar agora o 4º ano do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Não sei ao certo que área pretendo seguir, por isso acho essencial adquirir experiência nas diferentes áreas das Ciências Farmacêuticas, para ter uma visão geral do mercado e perceber com o que me identifico.

  1. Foi fácil o processo de adaptação ao estágio?

Super fácil, fui muito bem recebida por todos. A empresa tem um ótimo espírito de equipa e de entreajuda e a relação, quer profissional quer pessoal, entre os colaboradores é bastante boa. As formações de acolhimento também são uma mais valia para no nosso processo de integração.

  1. Que conhecimentos e aprendizagens gostaria de obter através desta experiência?

Queria ter a experiência de como é trabalhar numa grande empresa, perceber melhor o funcionamento da área regulamentar, aplicar alguns conhecimentos já adquiridos na faculdade, bem como enriquecer e adquirir novas competências.

  1. Que impacto espera deixar na empresa?

Espero ter transmitido uma boa imagem relativa ao meu empenho e interesse na realização deste estágio, bem como ter deixado uma marca positiva na equipa e na empresa, tal como me deixou a mim.

  1. Já tem uma ideia clara da área que pretende seguir dentro da indústria?

Não, um farmacêutico pode desempenhar imensas funções e, por isso, tenho tentado adquirir o máximo de experiências possíveis para perceber com o que realmente me identifico e, futuramente, conseguir escolher a área onde mais gostaria de exercer.

  1. Que ideia tinha da Alliance Healthcare antes de iniciar o estágio?

Apenas sabia que era uma empresa de prestígio dentro da área da Distribuição Farmacêutica, sendo líder deste mercado em Portugal.

  1. O que mais o surpreendeu/gostou na Alliance Healthcare? E do estágio em concreto?

Gostei bastante da estrutura e dinâmica da empresa e do trabalho desenvolvido pelas diversas áreas.

Surpreendeu-me, também, a boa disposição entre todos os colaboradores e a forma como me fizeram sentir integrada na equipa.

Em relação ao estágio, contribuiu bastante para o meu crescimento a nível pessoal e profissional, permitiu-me pôr em prática conhecimentos teóricos e ter uma visão geral do trabalho efetuado na área de Assuntos Regulamentares. É um departamento bastante dinâmico e desafiante, pondo-nos à prova em diversas situações.

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.