Rastreio cardiovascular AH: Um dia para cuidar do coração
A AH levou a cabo um rastreio cardiovascular na empresa, no final do mês de novembro, em todas as 7 unidades do país. Todos os colaboradores interessados puderam participar nesta ação que, para além de despistar questões da saúde cardíaca, pretende naturalmente sensibilizar para hábitos saudáveis e comportamentos adequados em termos de alimentação e desporto. Foram medidos peso, altura, índice de massa corporal, glicémia, colesterol e pressão arterial.
Em Portugal, sabe-se que cerca de 35 mil portugueses morrem anualmente por doenças cardiovasculares, o que continua a ser a principal causa de morte e representa um terço de toda a mortalidade da população. Estima-se que muitas dessas mortes e sofrimento prolongado pudessem ser evitados por uma mudança simples nos hábitos alimentares.
Os estudos publicados pela European Heart Network continuam a dar especial enfoque ao sal e à gordura saturada, recomendando limitar o consumo de sal, substituir as gorduras saturadas por gorduras insaturadas e optar por hidratos de carbono complexos ricos em fibra. Segundo documento oficial, produzido por diversos peritos de renome mundial, uma alimentação promotora da saúde cardiovascular deve incentivar o consumo diário de produtos alimentares de origem vegetal, nomeadamente hortícolas e fruta, em vez do consumo excessivo de produtos de origem animal.
Sendo as doenças cardiovasculares a principal causa de morte em Portugal e representando cerca de 30% da mortalidade, destacam-se entre estas o Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM) e o Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Os rastreios são fundamentais, sendo o seu principal objetivo sensibilizar a população para adotar estilos de vida saudáveis e identificar fatores de risco que não estejam controlados: hipertensão arterial, diabetes, obesidade, tabagismo, sedentarismo, dislipidemia, arritmias, entre outros.