A importância da Farmácia no aconselhamento em saúde animal
Os consumidores atingiram um grau de sensibilização para a saúde animal nunca antes alcançado e valorizado socialmente. O bem-estar animal está cada vez mais nas preocupações das pessoas e das famílias. Por isso, representa uma forte possibilidade de crescimento para todo este universo e indústrias correlacionadas.
No caso específico da saúde animal, os medicamentos e os produtos para veterinária têm conquistado um espaço crescente em Farmácias. Existem hoje no mercado produtos para quase todos os tipos de patologia, que são estudados e testados especificamente para este segmento, com todas as garantias de segurança inerentes à atividade farmacêutica.
De notar que, de acordo com um estudo realizado pela Alliance Healthcare, mais de 90% das Farmácias afirmam já trabalhar o segmento dedicado à saúde animal.
A confiança profissional e o canal de proximidade
Ter um animal de estimação em casa obriga a fazer profilaxia e a ter cuidados específicos, até para acautelar os riscos para a saúde, tanto dos animais como das pessoas que com eles coabitam. Perante essa evidência, existir um profissional cientificamente habilitado que possa dar este aconselhamento na Farmácia é garantia de segurança e credibilidade em relação ao produto em si.
Entre as dúvidas colocadas pelos Utentes, ganham relevância questões sobre a desparasitação e a utilização de suplementos alimentares, por exemplo. A procura tende a aumentar quando passa a ser dada mais visibilidade aos produtos veterinários também em termos de marketing. O leque é vasto, passando por medicamentos para doenças crónicas, desparasitantes, produtos de higiene adaptados ou produtos específicos para nutrição e alimentação animal.
O aconselhamento num canal de proximidade e conhecimento comprovado é cada dia mais valorizado pelos tutores de animais. Estes tanto tiram dúvidas sobre um medicamento específico e sobre a forma de o administrar, como se aconselham sobre peso, dieta ideal, produtos de higiene, parasitas, higienização de espaços ou boas práticas e riscos para a saúde animal e humana.
A indústria e o segmento de saúde animal têm espaço para crescer
No estudo Alliance Healthcare, cerca de 72% das Farmácias acredita que este mercado pode potenciar o seu negócio e 88% refere que este segmento é uma oportunidade de prestar um serviço complementar aos seus utentes.
A ligação dos farmacêuticos ao universo veterinário e à formação contínua sobre novos produtos é também uma prática em desenvolvimento. Em termos de acompanhamento comercial, é essencial que a Farmácia tenha formação ou acompanhamento por um profissional de veterinária no aconselhamento específico destes produtos, sendo essa uma ponte que a indústria pode facilitar.
O canal Farmácia é bom canal para apoiar este segmento de mercado, na medida em que consegue assegurar responsabilidades técnicas e clínicas. Pode assim garantir a segurança da saúde animal, atuando no campo da prevenção e evitando erros de prescrição, dispensa, interações medicamentosas, intoxicações e outros riscos para a saúde animal, humana e pública. Os Utentes estão cada vez mais consciencializados para todas estas questões e alerta para não correrem riscos desnecessários. Neste sentido, a Farmácia é claramente o parceiro de confiança e acompanhamento especializado de proximidade que outros canais não podem garantir.