Automedicação e suplementação: tendências e potenciais do mercado
A Alliance Healthcare divulga um novo Market Window, desta vez dedicado à Automedicação e Suplementação, partilhando insights significativos e atuais, sobre estas matérias no Canal Farmácia.
Em termos de Automedicação, 79% das Farmácias acredita que a Automedicação é um fenómeno crescente. Com base no estudo realizado junto do painel inquirido, em Portugal, 4,35, em cada 10 utentes, chegam às Farmácias em Automedicação.
Este fenómeno tem uma distribuição heterogénea em termos de distribuição geográfica, sendo que as regiões com maior tendência são Lisboa, Porto, Guarda, Viseu e Açores.
Uma conclusão importante é a evidente valorização do papel do farmacêutico enquanto profissional de saúda, isto pois 63% das Farmácias inquiridas afirma que, em cada 10 utentes em automedicação, 5 ou mais, procuram aconselhamento farmacêutico.
É também possível verificar correlações entre o número de utentes, em Automedicação, que chegam às Farmácias inquiridas, e o Rácio de População Sénior¹,e Rácio de Escolaridade², por Distrito.
Um setor em expansão
Globalmente, desde 1990, que se assiste à dinamização e crescimento positivo do mercado dos ‘nutracêuticos’, que progressivamente se tornaram parte das escolhas da dieta quotidiana do consumidor comum dos países desenvolvidos. O conceito de ‘nutracêutico’ vem do marketing e representa uma conjugação de “nutriente” e farmacêutico”, num mercado normalmente divido nas grandes categorias de “Alimentos e Bebidas Funcionais” e “Suplementos Alimentares e Vitaminas”. A performance de sucesso deste mercado enquadra-se no aumento da esperança média de vida e aumento subsequente da incidência de patologias crónicas e comorbilidades associadas ao envelhecimento populacional e estilos de vidas atuais, que, aliadas à preocupação geral com o seu estado de saúde, motivaram os consumidores a cada vez mais considerarem este tipo de produtos uma necessidade especialmente preventiva, evitando despesas mais pesadas com tratamentos. A presente pandemia global virá seguramente acentuar a tendência ligada à preocupação com o reforço da imunidade, por exemplo, e uma maior preocupação com cuidados de saúde de uma maneira geral.
Com o tempo, a rede de Farmácias tem permanecido o principal ponto de venda neste mercado, acompanhada pelas parafarmácias, as grandes superfícies e as vendas online, ao passo que as vendas diretas foram sendo preteridas pelo consumidor.
A credibilidade do canal Farmácia e a margem de progressão
Tendo como objetivo a progressão e solidez das marcas é necessário um trabalho contínuo de credibilidade junto do consumidor e de formação junto dos farmacêuticos, dada a necessidade de aconselhamento nesta área. O canal Farmácia destaca-se por oferecer mais segurança e mais informação percebida como fidedigna da parte do consumidor/utente, para além do aconselhamento, profissional e personalizado. Mais uma vez é de notar que, sendo este um canal mais preparado, os resultados do inquérito Alliance Healthcare denotam a existência de um espaço alargado em termos percentuais para uma abordagem mais proativa das marcas na vertente formativa, apoiando-se na vantagem que é o conhecimento científico e técnico dos profissionais de Farmácia.
Não é demais reforçar a ideia de que, na atualidade, o canal Farmácia beneficia ainda do enfoque positivo dado aos profissionais de saúde, com os receios impostos pela pandemia global, o que terá repercussões na gestão e marketing da Farmácia. Hoje importa para este canal, e para as marcas que nele apostam, aproveitar o lado favorável dessa confiança reforçada no farmacêutico, e pôr em marcha iniciativas estratégicas que promovam uma relação de longo prazo com o utente.
Market Window: uma visão abrangente de mercado ao dispor
A Alliance Healthcare impacta semanalmente 2350 Farmácias através dos serviços Skills in Healthcare.
Market Window é uma ferramenta da Skills in Healthcare: contacte o nosso serviço ou diretamente o seu Gestor de Conta Indústria para mais detalhes.
A Skills in Healthcare disponibiliza o mais diversificado portefólio de plataformas multicanal para promoção da sua marca junto da Farmácia.
¹Percentagem de população com mais de 65 anos, no total da população.
²Percentagem de população com escolaridade obrigatória concluída para a faixa etária, no total da população. Rácio do nível de escolaridade do total da população por faixa etária.
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