Cuidados com as peles mais jovens
CUIDADOS COM AS PELES MAIS JOVENS
As novas gerações têm revolucionado a indústria de cuidado da pele, ao promoverem uma procura constante pelos melhores ingredientes, e pela sofisticação na narrativa dos produtos. Os produtos aos quais se associam passaram a ser complementares à sua identidade. Há agora uma maior preocupação em temas como a diversidade, inclusão, sustentabilidade, transparência e credibilidade.
Entre estes aspetos, há outros que se destacam e que vão variando conforme a geração em causa. Para melhor aconselhar e compreender, nada como conhecer ao detalhe estas novas gerações:
Millenials (nascidos entre 1981 e 1995)
O regime de cuidados de pele para esta geração tem tudo a ver com a prevenção do envelhecimento prematuro e cancro de pele. O protetor solar é regra basilar, considerando que a radiação ultravioleta promove a degradação das fibras de colagénio e elastina, exaltando flacidez e perda de elasticidade. Estas são duas características da pele envelhecida que afetam o rosto, pescoço e decote.
Geração Z (nascidos entre 1995 e 2015)
Esta é a geração mais tecnológica e que mais horas passa sob a luz azul do telemóvel. O perigo desta exposição prende-se com as possíveis alterações que esta luz pode causar nas células da pele, e que incluem a retração e morte celular. Estas são alterações cutâneas que causam envelhecimento prematuro, e problemas de pigmentação indesejada. O melasma é uma das consequências desta exposição e dos raios UV, ao estimularem uma enzima designada de tirosinase que migra para os melanócitos, responsáveis pela produção de melanina (refletida pelo bronzeado). Com o melasma, a melanina acumula-se em bolsas, produzindo as áreas hiperpigmentadas que afetam diferentes partes do rosto em manchas. Para resolver esta questão, o protetor solar deve ser usado diariamente, e ter proteção UVA, UVB e luz invisível.
A acne continua a ser uma das maiores preocupações desta geração. Aconselhamento dermatológico e uma boa rotina de cuidados com a pele é fundamental para a pele oleosa e com tendência a acneica.
O que procuram os mais jovens?
- Ingredientes “clean”
Os ingredientes devem ser limpos para o organismo e para o ambiente. A tendência das marcas tem sido de colocar a listagem de ingredientes no packaging com um destaque muito superior ao que foi feito no passado. Os consumidores mais jovens são, tendencialmente, mais informados e procuram conhecer os benefícios de determinados ingredientes, sendo a sua escolha feita mais neste sentido.
- Inovação
É essencial para que se encontrem novas alternativas[1], aplicabilidades, avaliações e também melhorias nos produtos que já existem.
- Transparência e autenticidade
Os consumidores mais jovens procuram conhecer o melhor possível os produtos e as marcas que os produzem. Para os profissionais em farmácia, isto significa uma preparação no que concerne não só ao produto, mas também à história da marca.
[1] https://revistahec.com.br/inovacao-em-skin-care-para-peles-jovens/
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