Dia Nacional do Dador de Sangue
A 27 de março celebra-se o Dia Nacional do Dador de Sangue. A data foi criada não só para prestar homenagem a todos aqueles que voluntariamente doam sangue, mas também como forma de sensibilizar a população e estimular esta prática que pode salvar vidas.
A importância de doar sangue
Ao doar sangue está a fornecer um bem essencial que pode fazer a diferença na vida de alguém que tenha sido submetido a uma operação, sido vítima de um acidente ou que padeça de uma doença crónica que requeira transfusões. A dádiva de sangue é um ato solidário e voluntário, seguro e simples que não tem repercussões negativas na saúde da pessoa que faz a dádiva e que pode salvar vidas.
Uma unidade de sangue doada tem 450 ml – esse é o volume que se pode colher sem prejudicar o dador. Uma dádiva pode ajudar a salvar até 3 vidas e leva em média apenas 30 minutos.
Além disso, pode ter benefícios para si como, por exemplo, permitir que fique isento do pagamento de taxas moderadoras no acesso aos cuidados do Serviço Nacional de Saúde.
Ser dador de sangue
Os requisitos básicos para ser um potencial doador são apenas três: pesar pelo menos 50 kg, idade compreendida entre os 18 e os 65 anos e ter uma vida saudável.
Ao ser aceite como dador tem de ter alguns cuidados antes e depois da dádiva. Antes da colheita deve reforçar a hidratação do seu corpo com água ou chá no dia anterior e no próprio dia, evitar grandes períodos de exposição solar e tomar sempre o pequeno-almoço sem que seja uma refeição abundante. Após realizar a doação de sangue deve manter-se hidratado, evitar a exposição solar e evitar o exercício físico no próprio dia da dádiva.
Para ser um possível doador deve igualmente realizar um exame médico e responder com sinceridade às perguntas que lhe forem feitas sobre comportamento sexual, consumo de drogas, histórico de doenças ou outras questões relacionadas com a sua saúde.
Onde pode doar
Dirija-se a uma unidade de recolha – hospital, centro de saúde, bombeiros, unidades móveis e centros Regionais do Instituto Português do Sangue. Para mais informações e ficar a saber qual o ponto de colheita mais próximo de si, consulte a página dador.pt.
Fontes:
https://hff.min-saude.pt/quer-ser-dador-de-sangue-tudo-o-que-precisa-de-saber/