Entrevista Margarida Olim – Diretora Regional Madeira

  1. No momento em que a presença física da Alliance Healthcare na Madeira assinala 3 anos, com a abertura da operação na Camacha (no dia 24 de julho), que balanço podemos fazer deste período?

Olhando para trás, para estes 3 anos o balanço é francamente muito positivo. A operação da Alliance Healthcare na Madeira foi montada de raiz, um novo armazém, uma nova equipa, uma operação totalmente nova e o desafio de ser o primeiro ‘full liner’ da Madeira. Foram vários os desafios e a equipa superou-os sempre com grande empenho e motivação. Por isso é com orgulho e muita satisfação que celebramos este 3ª aniversário.

  1. Quais as principais conquistas e principais marcos deste tempo?

Uma das principais conquistas foi sem dúvida a conquista do espaço da Alliance Healthcare no mercado da Região. Em pouco tempo deixámos de ser o outsider para passarmos a ser um parceiro valorizado pelas farmácias e completamente integrado no mercado regional.

Outra das vitórias que não posso deixar de mencionar foi a elevação do serviço de distribuição prestado às farmácias da Madeira. A Alliance Healthcare revolucionou quer em número de rotas, como em horários e dias de entrega, sendo o primeiro operador da região a ter uma rota de entrega estabelecida aos domingos e feriados.

  1. Como caracteriza o mercado e as necessidades das Farmácias na Região Autónoma?

É importante referir que o mercado da Madeira há 3 anos era bem diferente do da atualidade, e na minha opinião existia claramente uma necessidade de “abertura” do próprio mercado que só veio a acontecer com a presença física da Alliance Healthcare na Madeira.

As farmácias da Madeira tinham necessidades quer em termos de produtos e serviços que muitas vezes não eram totalmente satisfeitas pelos players locais. Estes distribuidores trabalhavam na generalidade como “representantes” de determinados laboratórios o que significava que alguns produtos/medicamentos muitas vezes distribuídos em Portugal por outros operadores do continente não estavam disponíveis na região.

Por outro lado, as farmácias da Região sempre estiveram ao corrente da realidade do que acontecia no resto do país e sentiam claramente a necessidade de ter acesso a essas mesmas condições e serviços.

  1. De que forma a Alliance Healthcare apoiou as Farmácias na Madeira e podemos dizer que elevou o nível de serviço na Madeira?

Tal como já referi, o nosso serviço de distribuição foi algo que elevou logo à partida o nível de serviço às farmácias da região. Outro ponto importante e que contribuiu para elevar este nível de serviço às farmácias foi claramente o acesso aos produtos das plataformas de grupo. Antes da existência do armazém da Alliance Healthcare na Madeira as farmácias que pertenciam a Grupos organizados com plataformas no continente não tinham acesso a estes produtos localmente, tendo que aguardar o envio do continente. Com o estabelecimento da Alliance Healthcare na Madeira tudo isso mudou.

Outro ponto relevante, foi garantir o acesso a um enorme leque de produtos que anteriormente não estavam disponíveis na região, desde medicamentos que não tinham um “representante” local a outro tipo de produtos de classes distintas que na maior parte das vezes não estavam disponíveis nos distribuidores regionais (ex: químicos, dispositivos médicos, etc).

Comments
Comments are closed.

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.