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Entrevista Paulo Santos – Diretor Regional Operações Norte
- Há quanto tempo ocupa esta função e como aconteceu o convite no contexto do seu percurso profissional?
Ocupo esta função desde maio de 2019 e o convite surge depois de 17 anos como diretor do armazém de Castelo Branco e depois de ter liderado o projeto da abertura do armazém da Alliance Healthcare na Madeira em 2017. - É responsável pelo Porto e Castelo Branco. São áreas geográficas com necessidades distintas, aparentemente.
Eu diria que as necessidades são as mesmas, a grande diferença é que em Castelo Branco estamos a falar de cerca de uma centena de Clientes e no Porto o universo de Clientes sobe para perto das 1.000 Farmácias com todas as especificidades que esse número encerra. - Há diretivas e procedimentos comuns para se organizar as operações no Porto e em Alverca, por exemplo, ou há margem de manobra, consoante as especificidades de cada universo?
Relativamente a diretivas e procedimentos as diferenças serão pequenas, sendo que entre estes 2 armazéns existem algumas diferenças, principalmente nos equipamentos automatizados que cada um dos armazéns dispõe; no entanto no final do dia o que faz a diferença são as nossas Pessoas e o grande investimento das empresas é nelas que deve ser feito. Ter as pessoas satisfeitas e motivadas é ter percorrido grande parte do caminho para o sucesso. - Quais são os principais desafios futuros que se colocam à organização de operações numa empresa que movimenta este volume de negócio na área da saúde?
Tendo por base a missão da empresa – ser o Operador Logístico mais valorizado pelas Farmácias e pela Indústria Farmacêutica – à Alliance Healthcare coloca-se o desafio de estar sempre na linha da frente e ser o principal driver de mercado. Adaptar-nos às novas tecnologias em forte desenvolvimento é essencial para o cumprimento da nossa missão, tal como estar presente nos projetos e novos serviços que são o futuro deste mercado, como a entrega ao domicílio e as entregas hospitalares, só para citar alguns. - As sugestões que os Colaboradores da área operacional dão à direção são importantes para melhorar todos os dias e alterar procedimentos se necessário?
Todas as sugestões são bem-vindas, principalmente aquelas que nos surgem provenientes dos Colaboradores que poem as “mãos na massa” e que estão no terreno todos os dias; são eles que experimentam as dificuldades e que mais diretamente identificam as mais valias e desvantagens dos nossos processos do dia a dia. Deste modo, afirmo que além de serem importantes, estas sugestões são essenciais. - Em que medida pode a Direção de Operações ajudar, na prática, a melhorar a interação e eficácia com os clientes Alliance Healthcare. Consegue dar-nos um exemplo?
A interação entre as áreas operacional e comercial assume crescente importância, pois apenas desta forma conseguiremos adaptarmo-nos às constantes mudanças do mercado e ir ao encontro das necessidades dos nossos Clientes; por esse motivo temos na Alliance Healthcare um fórum periódico entre estas duas áreas para percorrermos esse caminho e do qual já saíram várias ações que foram implementadas. Posso adicionar que não raras vezes faço visitas a Clientes com os Gestores de Conta, da mesma forma que elementos das Operações são presenças assíduas nas reuniões de ciclo da área comercial. - Desde que ocupa esta função, qual considera ter sido o desafio mais difícil de ultrapassar?
Vou escolher o projeto da abertura do armazém da Madeira; mais do que difícil foi desafiante e faço esta escolha pelas componentes e especificidades que compunham o projeto, já que se tratou de uma abertura de raiz numa geografia onde a Alliance Healthcare ainda não operava. - O que valoriza mais no seu trabalho no dia a dia?
No meu dia a dia há 3-4 máximas que tento não dispensar, rigor, disciplina, transparência e preocupação com as Pessoas. Procuro pautar o meu trabalho, pela procura do pormenor e busca da melhoria contínua, incutindo nos colaboradores os valores que descrevi. Como já referi na resposta a outra pergunta, pessoas satisfeitas e motivadas são o grande ativo de uma empresa.
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