Farmácias e doença crónica: Cuidar na proximidade

Farmácias e doença crónica

Ao longo dos anos, o Dia Mundial do Doente tem promovido a importância de cuidarmos da nossa saúde e de quem enfrenta doenças crónicas e prolongadas. Neste sentido, reforçamos hoje a importância das Farmácias no apoio aos doentes, com um serviço de elevada proximidade.

Como surgiu o Dia Mundial do Doente?

Instituído em 1992 pelo Papa João Paulo II, o Dia Mundial do Doente nasceu da necessidade de reconhecer os desafios enfrentados pelos doentes e de promover a empatia. Desde então, tornou-se uma ocasião para unir esforços na promoção da saúde e na abordagem conjunta das complexidades associadas às doenças. É também uma data propícia para a celebração da resiliência dos doentes e dos progressos na medicina.

O papel dos Farmacêuticos junto dos doentes crónicos

As Farmácias desempenham um papel vital no cuidado a doentes crónicos. Além da distribuição de medicamentos, os Farmacêuticos oferecem serviços personalizados, como aconselhamento sobre a medicação e monitorização de indicadores de saúde. Para além disso, constroem relações de confiança que contribuem significativamente para o bem-estar dos doentes.

Como forma de valorizar o seu serviço aos Utentes com doença crónica, as Farmácias podem ainda:

  • Promover programas de monitorização da medicação
  • Oferecer sessões de aconselhamento personalizado
  • Estabelecer uma comunicação aberta e empática para construir laços duradouros e fornecer um apoio holístico aos doentes

Como funciona a renovação da medicação para doenças crónicas na Farmácia?

Desde outubro de 2023, passou a ser possível renovar automaticamente nas Farmácias a medicação das pessoas com doença crónica, durante um ano. Os Farmacêuticos têm acesso ao histórico de prescrições e dispensa do Utente e podem comunicar com o médico para trocar informação sobre o doente. Torna-se assim possível realizar um acompanhamento mais personalizado e completo por parte do Farmacêutico.

Graças a este projeto, o acesso à medicação crónica é simplificado para milhares de pessoas, reduzindo as deslocações ao médico e aumentando o bem-estar dos Utentes.

 

Por isso, neste Dia Mundial do Doente relembramos o papel fundamental das Farmácias no acompanhamento das pessoas com doença crónica e reforçamos a sua capacidade de proximidade e simplificação da saúde.

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.