Industry Talks – João Gabriel João, Commercial Head da Boehringer Ingelheim Animal Health Portugal
- A Boehringer Ingelheim criou uma área empresarial dedicada à saúde animal. Qual é o tipo de portfólio de produtos e escala que pretendem atingir?
Vou começar com um pouco da nossa história, a Boehringer Ingelheim é uma empresa familiar que foi fundada em 1885 e tem sede em Ingelheim na Alemanha. O nosso compromisso é proporcionar valor na melhoria do bem-estar animal e humano, através da inovação e do desenvolvimento de novos e melhores medicamentos para pessoas e animais, estando este compromisso no centro de tudo o que fazemos. Na área da saúde animal, somos a segunda maior empresa a nível mundial e estamos presentes em 150 países.
Nessa área, a nossa estratégia de negócio é o reflexo de um grande foco nas necessidades atuais e futuras dos clientes, bem como no potencial de inovação. Investigamos, desenvolvemos e produzimos vacinas, desparasitantes e terapêuticas, complementadas por plataformas de diagnóstico e monitorização.
- Sentiram necessidade de se associar com empresas já firmadas na área animal para rapidamente incorporarem conhecimento e experiência na vossa estrutura?
Num mundo competitivo e em rápida evolução, o valor dos produtos, dos serviços e das empresas sofrem constantes alterações. Acreditamos que, o valor real para os clientes só pode ser criado através do desenvolvimento contínuo de novas soluções e medicamentos inovadores e de parcerias, tanto na área da saúde humana como na área da saúde animal.
Disto isto, nós acreditamos genuinamente que um negócio em que o seu core, se pode complementar com o que outros parceiros podem oferecer, é a melhor forma de respondermos às necessidades dos nossos clientes. Nós queremos estar lá para os médicos veterinários, farmacêuticos, produtores pecuários e tutores de animais de companhia sempre que precisarem de nós em qualquer estado de desenvolvimento dos animais. Queremos garantir as parcerias certas que permitam disponibilizar outra inovação e outros serviços que possam otimizar a eficácia e reduzir o custo do tratamento de algumas doenças e actuar em áreas onde existem maiores necessidades por satisfazer. Recentemente adquirimos a GST na Bélgica (uma empresa veterinária de biotecnologia dedicada à pesquisa, desenvolvimento e produção de medicamentos regenerativos) para fortalecer a posição da Boehringer Ingelheim nesta área da saúde animal.
- A pandemia trouxe-vos desafios acrescidos nesta área? Sentiram desafios próprios da área de saúde animal?
A pandemia por COVID -19 veio reforçar a importância do conceito One Health – uma só saúde – com uma abordagem integrada e interdisciplinar entre a medicina humana e veterinária, o meio ambiente, os governos, o sector público e o privado, as associações e as instituições, que se torna cada vez mais premente.
Com a pandemia por COVID-19, foi preciso reinventar a forma como cuidamos dos nossos animais e, por isso, também nós reinventámos os serviços que disponibilizamos aos nossos clientes. As soluções digitais são fundamentais para a continuidade da nossa atividade, sendo o nosso grande desafio manter, mesmo à distância, um relacionamento próximo e um nível de serviço ótimo quando as interações presenciais estão extremamente condicionadas.
- Uma maior preocupação com o bem-estar animal é a tendência social que apoia o futuro desta área em termos científicos e de mercado?
Sim, é verdade. Na Boehringer Ingelheim Animal Health Portugal acreditamos muito que o bem-estar animal é cada vez mais importante e esta não é uma apenas uma tendência. Trata-se de uma visão clara de sociedade onde os animais convivem com as pessoas e o bem-estar animal é fundamental para uma sã convivência. A preocupação com o seu bem-estar está espelhada em tudo em que fazemos, preocupação essa que é e vai continuar a ser uma das nossas prioridades.
- Uma maior preocupação com o bem-estar animal é a tendência social que apoia o futuro desta área em termos científicos e de mercado?
O nosso objectivo é continuar a disponibilizar medicamentos de alto valor a todos os intervenientes no mundo da saúde animal através dos canais que lhes sejam mais convenientes. Vemos as farmácias e os farmacêuticos como importantes parceiros. Pretendemos continuar a fortalecer esta parceria e a criar situações de win-win por forma a criar uma grande experiência ao cliente, é assim que cresceremos em conjunto. Como exemplo uma das nossas marcas líderes em antiparasitários, Frontline, mostrou um crescimento interessante no canal farmácia em 2020.
Comments are closed.