Industry Talks – Sónia de Carvalho, Farmodiética

Sónia de Carvalho

1. As Farmácias têm um papel crucial e de alta relevância na comunidade onde se inserem, não só no aconselhamento e dispensa de medicamentos/produtos de saúde, como também no acompanhamento das populações que servem.

Como vê o papel da Farmácia na possibilidade de trabalhar junto dos seus utentes a alimentação, como forma de melhoria na qualidade de vida?

As farmácias são uma rede de cuidados de saúde de primeira linha que acompanham e aconselham a população desde as suas necessidades mais básicas às mais complexas. Desta forma é clara a importância das farmácias estarem dotadas de um aconselhamento especializado e atualizado na área da nutrição.

Em Portugal 57,1 % população adulta tem excesso de peso ou obesidade. Destes 22,3% são obesos. Controlar o peso através de um adequado plano alimentar é fundamental na ajuda da manutenção do peso adequado.

2. Que desafios, e oportunidades, identificam neste papel da Farmácia, tendo em consideração a importância de uma nutrição adequada, às necessidades de cada pessoa, e a tónica que este assunto ganha no quotidiano da nossa sociedade?

O primeiro desafio será as farmácias terem um aconselhamento nutricional realizado pelos profissionais de saúde habilitados para tal e que os mesmos estejam em constante formação e atualização científica.

Sendo a farmácia um local de confiança dos utentes e onde o fluxo diário de pessoas é bastante elevado, existe a oportunidade de ajudar a população a ter um plano nutricional equilibrado caso a farmácia tenha essa oferta como serviço. Desta forma a farmácia colabora e tem um papel fundamental para termos uma população com mais saúde e qualidade de vida.

Os planos nutricionais devem ser adequados a cada pessoa e a cada situação, devendo ser sempre personalizados e elaborados por um nutricionista.

Segundo a OMS, a obesidade apresenta vários desafios para os sistemas de saúde em todos o mundo. Cerca de 70% dos adultos com obesidade, voltam a recuperar pelo menos metade do peso perdido no espaço de 2 anos e recuperam o peso inicial ao fim de 3 a 5 anos. Tendo em conta este enquadramento que é válido também em Portugal, faz todo o sentido as farmácias terem um serviço de nutrição permanente com uma periodicidade regular para acompanharem os seus utentes que procuram o serviço pela primeira vez, os que estão com consultas a decorrer e aqueles que regressam para verificarem se o seu peso se mantem ou ainda para esclarecem todas as dúvidas de como manter o seu peso.

A Dieta EasySlim já consultou mais de 260 mil pacientes e consegue perceber, tendo em conta a sua experiência na área da nutrição e o elevado número de pessoas consultadas, que uma parte significativa dos portugueses fazem as suas opções alimentares tendo em conta a prevenção de doenças como a obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol.

3. O papel da Indústria Farmacêutica tem ganho relevância nos últimos anos, por via de investimento no negócio da Farmácia. Este investimento materializa-se não só numa perspetiva financeira, mas também em formação das equipas da Farmácia.

De que forma investem/podem investir no negócio da Farmácia, no que diz respeito a serviços de nutrição e alimentação, como forma de melhoria na qualidade de vida?

Ao longo dos anos a indústria farmacêutica teve a preocupação de investir na área da nutrição, desenvolvendo skills importantes para ajudar as farmácias a terem uma resposta equilibrada e segura na área da nutrição.

A Farmodiética é uma empresa que está há 16 anos presente de uma forma ativa na área da obesidade e excesso de peso.

O nosso investimento no emagrecimento começou por criar uma estrutura interna somente dedicada ao serviço Dieta EasySlim e que garanta que temos uma dieta segura e eficaz, prestando desta forma às farmácias um serviço de confiança.

A nossa equipa é composta por nutricionistas que estão designadas para várias áreas tais como: consultas, investigação, atualização académica, tratamento e análise de dados, entre outras.

Ao longo destes anos a Farmodiética fez uma clara aposta na investigação científica. A investigação e participação em eventos científicos constituem uma prioridade para a nossa Divisão de Nutrição, com o objetivo de reforçar a evidência científica disponível para o tratamento de excesso de peso, bem como criar notoriedade junto das classes ligadas à área da saúde.

Já foram realizados 13 estudos na área do emagrecimento e temos atualmente 2 doutorandas na área do tratamento de excesso de peso e obesidade, desta forma vamos dotando cada vez mais o nosso método de cientificidade.

O método utilizado pela Dieta Easyslim  é uma intervenção nutricional para o tratamento do excesso de peso, baseada em evidência científica, criado em Portugal no ano de 2006, por nutricionistas e que assenta em 6 pilares, nomeadamente: Equipa Especializada de nutricionistas, substitutos de refeição, coaching nutricional, consultas semanais suplementos alimentares, dieta hipocalórica, lowcarb e hiperproteica.

Todas estas características fazem da Dieta EasySlim uma dieta segura e que proporciona à população uma verdadeira melhoria na qualidade de vida, sendo de fácil acesso porque temos a vantagem de estar presentes nas farmácias em Portugal que são uma rede com uma enorme capilaridade, da confiança dos utentes e muitíssimo bem organizadas.

Atualmente estamos presentes em mais de 800 farmácias em Portugal, sendo o 4º ano consecutivo a escolha Nª 1 do consumidor o que faz com que seja uma marca procurada pelo consumidor final.

Graças à nossa parceria com as farmácias e à vasta experiência das suas equipas no aconselhamento ao balcão e encaminhamento para as consultas de nutrição tem sido um sucesso o resultado do emagrecimento nas farmácias que têm disponível o Programa Dieta EasySlim. Juntos conseguimos alterar o historial de sazonalidade dos produtos de emagrecimento tornando a sua venda uma constante ao longo de todo o ano sofrendo, simplesmente, ligeiros decréscimos em alguns meses.

4. Neste contexto onde a alimentação é cada vez mais vista como caminho de melhoria da qualidade de vida, que mensagens chave gostariam de passar sobre o papel da /Farmodiética e dos seus produtos, às Farmácias, Grupos de Farmácia e Consumidor?

Somos uma dieta com experiência que alia um plano alimentar a consultas semanais de nutrição e Coaching nutricional,  complementa com a forte sinergia dos suplementos alimentares e alimentação.

A Alimentação EasySlim®, para além de ser um complemento do programa de emagrecimento Dieta EasySlim®, é também uma ótima solução para quem procura refeições rápidas, saborosas e com um perfil nutricional rico em proteína e com baixo teor em hidratos de carbono e açúcares. A alimentação EasySlim® é cuidadosamente selecionada pela nossa equipa de nutrição, que procura os produtos com a melhor composição nutricional e um ótimo sabor. É perfeitamente adaptável a quem pratica exercício físico pelo seu alto teor em proteína, ajudando a manter ou aumentar a massa muscular. Temos mais de 40 referências adaptadas a qualquer hora do dia e é uma alternativa prática, deliciosa e saciante para complementar os programas de perda de peso e manutenção de massa muscular.

 

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.