Farmácias e doença crónica: Cuidar na proximidade
Ao longo dos anos, o Dia Mundial do Doente tem promovido a importância de cuidarmos da nossa saúde e de quem enfrenta doenças crónicas e prolongadas. Neste sentido, reforçamos hoje a importância das Farmácias no apoio aos doentes, com um serviço de elevada proximidade.
Como surgiu o Dia Mundial do Doente?
Instituído em 1992 pelo Papa João Paulo II, o Dia Mundial do Doente nasceu da necessidade de reconhecer os desafios enfrentados pelos doentes e de promover a empatia. Desde então, tornou-se uma ocasião para unir esforços na promoção da saúde e na abordagem conjunta das complexidades associadas às doenças. É também uma data propícia para a celebração da resiliência dos doentes e dos progressos na medicina.
O papel dos Farmacêuticos junto dos doentes crónicos
As Farmácias desempenham um papel vital no cuidado a doentes crónicos. Além da distribuição de medicamentos, os Farmacêuticos oferecem serviços personalizados, como aconselhamento sobre a medicação e monitorização de indicadores de saúde. Para além disso, constroem relações de confiança que contribuem significativamente para o bem-estar dos doentes.
Como forma de valorizar o seu serviço aos Utentes com doença crónica, as Farmácias podem ainda:
- Promover programas de monitorização da medicação
- Oferecer sessões de aconselhamento personalizado
- Estabelecer uma comunicação aberta e empática para construir laços duradouros e fornecer um apoio holístico aos doentes
Como funciona a renovação da medicação para doenças crónicas na Farmácia?
Desde outubro de 2023, passou a ser possível renovar automaticamente nas Farmácias a medicação das pessoas com doença crónica, durante um ano. Os Farmacêuticos têm acesso ao histórico de prescrições e dispensa do Utente e podem comunicar com o médico para trocar informação sobre o doente. Torna-se assim possível realizar um acompanhamento mais personalizado e completo por parte do Farmacêutico.
Graças a este projeto, o acesso à medicação crónica é simplificado para milhares de pessoas, reduzindo as deslocações ao médico e aumentando o bem-estar dos Utentes.
Por isso, neste Dia Mundial do Doente relembramos o papel fundamental das Farmácias no acompanhamento das pessoas com doença crónica e reforçamos a sua capacidade de proximidade e simplificação da saúde.