Entrevista a Nuno Venâncio – Estagiário na área de Marketing
Aqui, partilhamos a entrevista com Nuno Venâncio, que estagiou connosco na área de Marketing (Marcas Próprias) durante o verão. Conheça-o melhor, bem como, no que consistiu o seu estágio na desafiante área de Marcas Próprias e que impacto espera ter deixado na Alliance Healthcare.
- Como teve conhecimento do programa de estágios da Alliance Healthcare e o que o levou a concorrer?
Conheci o programa de estágios da Alliance Healthcare através das redes sociais do NECF-AA IUEM (Núcleo de Estudantes de Ciências Farmacêuticas da Associação Académica do Instituto Universitário Egas Moniz), em parceria com a APEF (Associação Portuguesa de Estudantes de Farmácia).
Ao concorrer a este estágio pretendia ficar a conhecer o “mundo” do Marketing farmacêutico numa empresa de distribuição, de modo a incrementar o meu conhecimento sobre Mercado Farmacêutico e facilitar a minha futura entrada no mercado de trabalho.
- Em que área está a estagiar e no que consiste o seu trabalho?
Estou a estagiar na área de Marketing, no departamento de Marcas Próprias.
O trabalho realizado ao longo deste mês consistiu no acompanhamento das estratégias de marketing das marcas próprias da empresa, acompanhamento de todas as ações previstas no plano de marketing e acompanhamento da preparação do budget para o ano de 2020. Preparação de comunicações aos clientes, bem como revisão de material promocional e comunicações digitais (Facebook e Instagram). Análises de vendas (sell in e sell out) internas e da concorrência. Forecast de aprovisionamento.
- Já terminou o seu ciclo de estudos ou pretende continuar? Em que área?
Terminei este ano o 3º ano do MICF (Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas) e pretendo dar continuidade aos meus estudos. Porém, ainda não sei que área pretendo seguir, pelo que, este estágio foi extremamente valioso para mim, tendo-me permitido incrementar o meu conhecimento e visão sobre todas as áreas abrangentes do Mercado Farmacêutico.
- Foi fácil o processo de adaptação ao estágio?
O processo de adaptação foi bastante fácil e rápido, fruto de uma equipa jovem, motivada e que sempre mostrou disponibilidade para me ajudar qualquer que fosse a situação. Houve sempre entreajuda, permitindo uma boa relação dentro da equipa, quer nível profissional, quer a nível pessoal.
- Que conhecimentos e aprendizagens gostaria de obter através desta experiência?
Através desta experiência pretendia ficar a conhecer um pouco mais sobre o funcionamento e áreas de atuação da indústria de distribuição farmacêutica. Principalmente, perceber o posicionamento que a Alliance Healthcare, sendo uma das maiores distribuidoras nacionais, toma no Mercado Farmacêutico, bem como toda a dinâmica associada.
- Que impacto espera deixar na empresa?
Espero que a equipa que me acolheu e orientou durante o estágio, bem como as pessoas com quem contactei na Alliance Healthcare, fiquem com uma impressão positiva a meu respeito e considerem que valeu a pena terem-me dado esta oportunidade. Por fim, espero que o meu desempenho deixe na empresa uma boa imagem sobre os alunos do Instituto Universitário Egas Moniz.
- Já tem uma ideia clara da área que pretende seguir dentro da indústria?
Não, ainda não tenho uma ideia clara da área que pretendo seguir dentro da indústria farmacêutica. Porém, tenho particular interesse pela área do Marketing & Vendas, uma vez que criatividade e rigor devem ser uma constante.
- Que ideia tinha da Alliance Healthcare antes de iniciar o estágio?
Sendo estudante do MICF, somos muitas vezes confrontados com diversos players da Indústria e Mercado Farmacêutico, deste modo tinha uma visão da Alliance Healthcare como sendo um dos maiores distribuidores a nível nacional.
- O que mais o surpreendeu/gostou na Alliance Healthcare? E do estágio em concreto?
Ao longo do estágio foi sempre possível ver a entreajuda, a boa relação dentro das equipas e mesmo entre as próprias equipas, facilitando a integração na empresa, bem como o próprio trabalho.
O que mais gostei ao longo do estágio foi a necessidade de sair da minha zona de conforto, procurando melhorar e desenvolver diferentes áreas e conhecimentos do meu intelecto. Por fim, gostei da necessidade de aplicar os conhecimentos adquiridos na faculdade num contexto prático e não só teórico.