Industry Talks – Mariana Carvalho, Country Manager da GSK CH Portugal

  1. De que forma correu a vossa adaptação à situação de pandemia, desde o início? Seguiram um plano de contingência específico para Portugal?

Desde o início da pandemia COVID-19 que a GSK CH Portugal, esteve focada em 3 grandes prioridades: As nossas pessoas, a continuidade do negócio e a procura continua de soluções, com a saúde e o bem-estar das pessoas como prioridade principal. Em Portugal, a GSK CH tem planos de contingência para situações de crise, que são ativados em situações como esta, e adaptados às orientações de instituições locais, neste caso a DGS. Assim, a nossa adaptação à pandemia, ocorreu de forma tranquila e organizada seguindo todos os procedimentos do plano.

 

  1. Quais são os grandes desafios que se colocam ao mercado neste momento, e de que forma olha para novas formas de cooperação com a indústria e todo o setor?

A adaptação da indústria farmacêutica à nova realidade e aos novos comportamentos e exigências do consumidor são alguns dos desafios que se colocam, aliados à incerteza em que vivemos e a adaptação ao “novo normal”. As mudanças de rotinas dos clientes e consumidores, a alteração de hábitos de consumo e comportamento de compra, ditadas pela crise pandémica, estão a levar a mudanças em todo o setor. Desta forma, é extremamente importante, a colaboração entre os vários intervenientes do setor farmacêutico. 

 

  1. Com as mudanças entretanto ocorridas, de que modo perspetivam o futuro da empresa e do seu segmento de mercado, a médio prazo?

Verificamos que gradualmente o mercado se está a adaptar de forma positiva às mudanças ocorridas. A GSK CH Portugal tem os consumidores, os clientes e a busca continua de soluções que satisfaçam as necessidades dos mesmos, como prioridade. Estar atentos à evolução constante, ouvir os nossos consumidores e parceiros de negócio e adaptarmo-nos rapidamente à nova realidade é critico. Acreditamos que esse é o caminho e que por conseguinte o futuro da GSK CH será de prosperidade e crescimento.

 

  1. Vêm no canal digital uma estratégia para contornar a presente crise, e elevar a relação com as Farmácias e com o consumidor?

Sem dúvida que o canal digital está a crescer e a desenvolver-se de forma exponencial desde o início da crise pandémica. Acredito que para muitos consumidores, o canal digital passou a ser uma opção quando antes da pandemia não o era. No nosso setor, esta realidade não é diferente. É sem dúvida uma àrea de foco e que nos está a aproximar dos nossos clientes e dos nossos consumidor.

 

  1. Ter uma relação privilegiada com o canal Farmácia é fundamental. De que forma a têm implementado, e que alterações sentiram nesta relação fruto da pandemia e do modo como as Farmácias estão a reagir a esta nova realidade?

A GSK CH Portugal tem uma relação de confiança, transparência e respeito com os nossos clientes. Em momentos como o que vivemos, é de muita relevância a proximidade com os nossos clientes que nos permite identificar e dar resposta às novas necessidades das Farmácias. Para nós foi fundamental, apoiar as farmácias e os farmacêuticos, nas suas necessidades do dia a dia, como profissionais de saúde. Por outro lado, na actual conjunctura, devemos respeitar as prioridades e o espaço de cada cliente e temos adaptado as nossas maneiras de trabalhar para garantir o mesmo.

 

  1. Em termos de inovação, quais as soluções a trabalhar nos próximos anos para poder sedimentar a presença e o posicionamento de mercado desta indústria junto das Farmácias e dos consumidores?

A inovação tem um papel preponderante na GSK CH. Globalmente, trabalhamos no dia-a-dia para acompanhar a evolução do mercado, as novas tendências, alterações de hábitos e as necessidades dos consumidores. O uso de novas vias de comunicação, como o canal digital, assim como o lançamento de novos produtos, poderão fazer parte das soluções para o futuro próximo.

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.