Cuidados com as peles mais jovens

cuidados com as peles mais jovens

CUIDADOS COM AS PELES MAIS JOVENS

As novas gerações têm revolucionado a indústria de cuidado da pele, ao promoverem uma procura constante pelos melhores ingredientes, e pela sofisticação na narrativa dos produtos. Os produtos aos quais se associam passaram a ser complementares à sua identidade. Há agora uma maior preocupação em temas como a diversidade, inclusão, sustentabilidade, transparência e credibilidade.

Entre estes aspetos, há outros que se destacam e que vão variando conforme a geração em causa. Para melhor aconselhar e compreender, nada como conhecer ao detalhe estas novas gerações:

Millenials (nascidos entre 1981 e 1995)

O regime de cuidados de pele para esta geração tem tudo a ver com a prevenção do envelhecimento prematuro e cancro de pele.  O protetor solar é regra basilar, considerando que a radiação ultravioleta promove a degradação das fibras de colagénio e elastina, exaltando flacidez e perda de elasticidade. Estas são duas características da pele envelhecida que afetam o rosto, pescoço e decote.

Geração Z (nascidos entre 1995 e 2015)

Esta é a geração mais tecnológica e que mais horas passa sob a luz azul do telemóvel. O perigo desta exposição prende-se com as possíveis alterações que esta luz pode causar nas células da pele, e que incluem a retração e morte celular. Estas são alterações cutâneas que causam envelhecimento prematuro, e problemas de pigmentação indesejada. O melasma é uma das consequências desta exposição e dos raios UV, ao estimularem uma enzima designada de tirosinase que migra para os melanócitos, responsáveis ​​pela produção de melanina (refletida pelo bronzeado). Com o melasma, a melanina acumula-se em bolsas, produzindo as áreas hiperpigmentadas que afetam diferentes partes do rosto em manchas. Para resolver esta questão, o protetor solar deve ser usado diariamente, e ter proteção UVA, UVB e luz invisível.

A acne continua a ser uma das maiores preocupações desta geração. Aconselhamento dermatológico e uma boa rotina de cuidados com a pele é fundamental para a pele oleosa e com tendência a acneica.

O que procuram os mais jovens?

  • Ingredientes “clean”

Os ingredientes devem ser limpos para o organismo e para o ambiente. A tendência das marcas tem sido de colocar a listagem de ingredientes no packaging com um destaque muito superior ao que foi feito no passado. Os consumidores mais jovens são, tendencialmente, mais informados e procuram conhecer os benefícios de determinados ingredientes, sendo a sua escolha feita mais neste sentido.

  • Inovação

É essencial para que se encontrem novas alternativas[1], aplicabilidades, avaliações e também melhorias nos produtos que já existem.

  • Transparência e autenticidade

Os consumidores mais jovens procuram conhecer o melhor possível os produtos e as marcas que os produzem. Para os profissionais em farmácia, isto significa uma preparação no que concerne não só ao produto, mas também à história da marca.

[1] https://revistahec.com.br/inovacao-em-skin-care-para-peles-jovens/

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.