Entrevista Paulo Santos – Diretor Regional Operações Norte

  1. Há quanto tempo ocupa esta função e como aconteceu o convite no contexto do seu percurso profissional?
    Ocupo esta função desde maio de 2019 e o convite surge depois de 17 anos como diretor do armazém de Castelo Branco e depois de ter liderado o projeto da abertura do armazém da Alliance Healthcare na Madeira em 2017.
  2. É responsável pelo Porto e Castelo Branco. São áreas geográficas com necessidades distintas, aparentemente.
    Eu diria que as necessidades são as mesmas, a grande diferença é que em Castelo Branco estamos a falar de cerca de uma centena de Clientes e no Porto o universo de Clientes sobe para perto das 1.000 Farmácias com todas as especificidades que esse número encerra.
  3. Há diretivas e procedimentos comuns para se organizar as operações no Porto e em Alverca, por exemplo, ou há margem de manobra, consoante as especificidades de cada universo?
    Relativamente a diretivas e procedimentos as diferenças serão pequenas, sendo que entre estes 2 armazéns existem algumas diferenças, principalmente nos equipamentos automatizados que cada um dos armazéns dispõe; no entanto no final do dia o que faz a diferença são as nossas Pessoas e o grande investimento das empresas é nelas que deve ser feito. Ter as pessoas satisfeitas e motivadas é ter percorrido grande parte do caminho para o sucesso.
  4. Quais são os principais desafios futuros que se colocam à organização de operações numa empresa que movimenta este volume de negócio na área da saúde?
    Tendo por base a missão da empresa – ser o Operador Logístico mais valorizado pelas Farmácias e pela Indústria Farmacêutica – à Alliance Healthcare coloca-se o desafio de estar sempre na linha da frente e ser o principal driver de mercado. Adaptar-nos às novas tecnologias em forte desenvolvimento é essencial para o cumprimento da nossa missão, tal como estar presente nos projetos e novos serviços que são o futuro deste mercado, como a entrega ao domicílio e as entregas hospitalares, só para citar alguns.
  5. As sugestões que os Colaboradores da área operacional dão à direção são importantes para melhorar todos os dias e alterar procedimentos se necessário?
    Todas as sugestões são bem-vindas, principalmente aquelas que nos surgem provenientes dos Colaboradores que poem as “mãos na massa” e que estão no terreno todos os dias; são eles que experimentam as dificuldades e que mais diretamente identificam as mais valias e desvantagens dos nossos processos do dia a dia. Deste modo, afirmo que além de serem importantes, estas sugestões são essenciais.
  6. Em que medida pode a Direção de Operações ajudar, na prática, a melhorar a interação e eficácia com os clientes Alliance Healthcare. Consegue dar-nos um exemplo?
    A interação entre as áreas operacional e comercial assume crescente importância, pois apenas desta forma conseguiremos adaptarmo-nos às constantes mudanças do mercado e ir ao encontro das necessidades dos nossos Clientes; por esse motivo temos na Alliance Healthcare um fórum periódico entre estas duas áreas para percorrermos esse caminho e do qual já saíram várias ações que foram implementadas. Posso adicionar que não raras vezes faço visitas a Clientes com os Gestores de Conta, da mesma forma que elementos das Operações são presenças assíduas nas reuniões de ciclo da área comercial.
  7. Desde que ocupa esta função, qual considera ter sido o desafio mais difícil de ultrapassar?
    Vou escolher o projeto da abertura do armazém da Madeira; mais do que difícil foi desafiante e faço esta escolha pelas componentes e especificidades que compunham o projeto, já que se tratou de uma abertura de raiz numa geografia onde a Alliance Healthcare ainda não operava.
  8. O que valoriza mais no seu trabalho no dia a dia?
    No meu dia a dia há 3-4 máximas que tento não dispensar, rigor, disciplina, transparência e preocupação com as Pessoas. Procuro pautar o meu trabalho, pela procura do pormenor e busca da melhoria contínua, incutindo nos colaboradores os valores que descrevi. Como já referi na resposta a outra pergunta, pessoas satisfeitas e motivadas são o grande ativo de uma empresa.

Panel Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur. Excepteur sint occaecat cupidatat non proident, sunt in culpa qui.