Quem faz a diferença? João Martins, Diretor-Técnico e Gestor Operacional de Castelo Branco
O que significa para si trabalhar na Alliance Healthcare?
Trabalhar na Alliance Healthcare tem sido um dos maiores desafios a que me propus ao longo da minha vida, pois vivo o dia-a-dia da empresa com um verdadeiro espírito de missão. Cheguei à Alliance Healthcare em 2017 com apenas 6 meses de experiência a nível laboral, por isso esta empresa representa para mim a entidade laboral responsável por me ter tornado no profissional que sou hoje. Desde o primeiro dia que me senti rodeado de profissionais espantosos, com um tremendo foco no Cliente, e que me passaram esses valores, os quais preservo e pratico diariamente. No fundo, trabalhar na Alliance Healthcare é para mim um orgulho e estou certo de que, quando um dia chegar ao final da minha carreira profissional, vou olhar para trás e recordar esta empresa com muito carinho.
Como é que o seu trabalho contribui para tornar a saúde mais próxima dos portugueses?
Ao longo destes 7 anos de Alliance Healthcare, já desempenhei funções em dois departamentos distintos. Assim, numa primeira fase na empresa, enquanto Gestor de Conta de Farmácias, a minha missão era a de garantir, através de um acompanhamento próximo e constante, que todas as Farmácias da zona geográfica pela qual eu era responsável estavam abastecidas com as suas necessidades diárias para poderem dar resposta aos seus Utentes. Nesta fase, enquanto Diretor-Técnico do armazém de Castelo Branco, a minha principal missão passa pela garantia do cumprimento das Boas Práticas de Distribuição (BPD), bem como pelo correto funcionamento do armazém a nível operacional, para garantir que os nossos Clientes e, consequentemente, os seus Utentes recebem os seus produtos de saúde em perfeitas condições e na hora acordada. De um modo geral, o meu foco ao longo destes 7 anos sempre foi esse, o de tornar a saúde mais próxima dos portugueses, numa fase inicial através do levantamento e consequente resposta às suas necessidades e, nesta fase, através da garantia de que esta saúde lhes chega a tempo e horas e ainda de acordo com as BPD.
Quais foram os momentos/projetos mais gratificantes ou desafiantes na Alliance Healthcare?
Estes 7 anos de Alliance Healthcare estão recheados de momentos marcantes. Começando pelos mais desafiantes, tenho necessariamente de referir duas etapas críticas e que curiosamente se seguiram uma à outra. A primeira etapa que considero ter sido extremamente desafiante foi o facto de termos sido “atingidos” por uma pandemia em 2020, o que tornou a nossa proximidade com o Cliente mais complexa. O COVID-19, em certa altura, acabou por nos “afastar fisicamente” das Farmácias e foi claramente um desafio, na medida em que tivemos de nos reinventar para poder manter a nossa proximidade com os Clientes de outras formas, já que fisicamente não era possível. Por outro lado, em 2022, ainda em plena pandemia, a nossa empresa passou por um processo de alteração de sistema informático e, mais uma vez, entrámos num processo complexo de adaptação a um novo sistema e onde tínhamos a noção que os nossos níveis de serviço seriam condicionados por este processo de transição. Mais uma vez, foi fundamental a proximidade com os Clientes para podermos superar este desafio.
De um ponto de vista mais gratificante, tenho necessariamente de referir a mais recente oportunidade que me foi dada de assumir as funções de Diretor-Técnico e Gestor Operacional numa empresa da dimensão da Alliance Healthcare, ainda por cima na cidade de Castelo Branco, a cidade de onde sou natural. Obviamente que se torna difícil olhar para este projeto apenas de um ponto de vista profissional, pois o mesmo também envolve uma clara vertente emocional devido à zona geográfica onde se insere. No fundo, é um privilégio poder dizer que lidero e represento uma equipa fantástica, constituída por 13 albicastrenses extremamente competentes, orgulhosos de representarem a empresa líder de distribuição farmacêutica em Portugal e que diariamente se apresentam ao trabalho com o claro foco de tornar a saúde mais próxima dos portugueses.
Quais são as atividades ou passatempos que o ajudam a relaxar após um dia de trabalho?
Trabalhar na Alliance Healthcare é um verdadeiro desafio do ponto de vista emocional, devido à pressão e à exigência que caracteriza o mercado e o setor. Nesse sentido, após o dia de trabalho, tento sempre fazer um pouco de exercício físico para libertar a mente e carregar baterias para o dia seguinte.