Programa Mentor4Good – Entrevista ao mentor João Correia da Silva
- Como foi fazer parte do programa Stand4good como mentor?
Em retrospetiva, participar no programa Stand4Good foi sobretudo uma aprendizagem. Permitiu-me desenvolver competências pessoais e profissionais que superaram as minhas expectativas.
Enquanto mentor, senti a responsabilidade de estar a orientar alguém que, pela primeira vez, teve a oportunidade de conhecer esta área e mercado de trabalho, os seus processos internos. Consciente que, sem este projeto o Ricardo não teria essa possibilidade, desenvolvi estratégias e mecanismos que lhe permitiram ficar com uma visão ampla e objetiva das dinâmicas e workflows que envolvem toda a construção e criação de valor da nossa empresa.
Esse processo exigiu de mim uma visão crítica, analítica e estratégica, pelo que, em simultâneo, me coloquei no seu papel e me auto-questionei. Essa avaliação permitiu que eu, como toda a equipa, fizéssemos esse exercício de autoanálise e compreensão mais profunda do que é o nosso foco, o que nos distingue, quais os nossos princípios e porque fazemos o que fazemos diariamente.
Por outro lado o reconhecimento de que todos podemos e devemos ter um papel ativo na construção da sociedade do futuro. Temos que estar presentes e disponíveis para o fazer. Para nos envolvermos e empenharmos ativamente nessa construção, através da partilha e da participação em projetos que, como este, fazem de facto a diferença na vida das pessoas.
Acredito que a participação neste projeto nos fez crescer. A mim e toda a equipa.
- O que retirou desta experiência?
Para além das aprendizagens, já referidas, esta experiência fez-me acreditar no poder das pessoas e na capacidade que temos de, se acreditarmos que é possível, fazer a diferença e impactar positivamente no mundo que nos rodeia.
No final, senti orgulho. Orgulho em fazer parte de um projeto diferenciador e de ter comigo uma equipa que me apoia e que todos os dias mostra o seu profissionalismo, paixão e dedicação em todos os projetos que a que nos dedicamos. Trabalhar e acolher o Ricardo, validou aquilo que, acredito, todos os nossos parceiros sentem pelo que estamos a desenvolver.
Fique a saber mais sobre o programa Mentor4Good na entrevista ao mentorado Ricardo Zenha aqui.